terça-feira, 24 de maio de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - Aula 2 – Conceitos básicos para a construção de algoritmos para computadores: 2.4 Comandos de atribuição, entrada e saída de dados - 2.4.3 Comando de saída de dados


Por meio da utilização do comando de saída de dados, conseguimos exibir mensagens ou valores para o usuário de nossos programas. É através desse comando que nosso algoritmo consegue se comunicar com o usuário para solicitar a entrada de dados ou para fornecer saídas de dados.
O comando de saída de dados exibe no monitor valores de constantes, variáveis ou expressões. A sintaxe do comando de saída de dados em Portugol é exibida abaixo:



Para exemplificar a utilização dos comandos de entrada e de saída de dados, vamos criar nosso primeiro algoritmo completo em Portugol. Mas, antes disso, vamos ver a estrutura geral de um algoritmo em Portugol:




A seguir, nosso primeiro exemplo de algoritmo completo em Portugol. Neste exemplo solicitamos que o usuário digite seu nome e depois imprimimos na tela uma saudação ao mesmo. Note que, como não utilizamos constantes neste algoritmo, ele não faz uso do bloco const.

Exemplo:


Assim, caso o usuário tenha digitado o nome Maria, será exibida no monitor a seguinte mensagem: Bom dia Maria.

Até  a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário