quinta-feira, 5 de maio de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): PROGRAMAÇÃO BÁSICA EM ANDROID – 2.2) Instalando o Android SDK e o ADT-Plugin (parte 1)


O Eclipse pelo fato de trabalhar com a linguagem Java, não acompanha nenhum kit de desenvolvimento para Android. Esse kit de desenvolvimento devemos obter no site de desenvolvedores do Android.

Para essa obra estarei utilizando a versão do Android SDK revisão 20. Para efetuar o download devemos visitar o link abaixo:

http://developer.android.com/sdk/index.html

Depois de visitar o link será aberta seguinte página, conforme demonstra a figura seguinte:


Para efetuar o download do Android SDK, basta clicar no botão “Download the SDK Windows”. Depois de efetuado o download do Android SDK, vamos instalar ele no nosso computador. Execute o utilitário de instalação, conforme você confere na figura abaixo:




Clique em “Next” para continuar. Na próxima seção, será verificado se você tem o Java instalado em sua máquina. Se você tiver, a detecção ocorrerá com sucesso, conforme você pode conferir na figura seguinte:



Vamos clicar em “Next” para continuarmos com a instalação. Possivelmente ao chegar na próxima tela, será solicitado para quais usuários a instalação será visível, conforme é demonstrado abaixo:



Você vai escolher a opção mais apropriada para o seu caso. Depois disso clique em “Next” e na próxima tela vamos definir o diretório de instalação do Android, conforme é mostrado na figura abaixo:



Nessa instalação , irei instalar o Android no diretório “c:\android_sdk\”, conforme você confere na figura abaixo:



Vamos clicar me “Next” para continuar o processo. Na próxima tela simplesmente clique em “Install” para que a instalação seja feita, conforme demonstrado abaixo:



Após a instalação ser concluída, execute o Android SDK Manager. Ao carregar a aplicação, o programa irá processar todos os recursos disponíveis, conforme demonstra a figura abaixo:



Depois de concluído processo, podemos ver que o Android SDK nos oferece várias plataformas Android e entre outros recursos que podemos utilizar durante o desenvolvimento de nossas aplicações. Por padrão, a opção de download da plataforma Android marcada é a versão 4.1 (Jelly Bean), conforme podemos ver abaixo:



Porém, não iremos trabalhar com essa versão 4.1 da plataforma. Nesta obra iremos trabalhar com a versão 2.2 do Android (Froyo), pelo fato dessa versão do sistema operacional existir na maioria das plataformas móveis existentes (Smartphones e até Tablets). Todas as aplicações desenvolvidas nessa versão do sistema, na prática, são suportadas pelas versões superiores do Android (como o 4.0 e o 4.1).


Para isso vamos desmarcar a opção “Android 4.1 (API 16)” e vamos marcar as seguintes opções do Android 2.2, conforme demonstra a figura seguinte:



Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário