sábado, 28 de maio de 2016

Conheça 9 incríveis adolescentes inventores de tecnologia limpa (estréia): 1 . William Kamkwamba: O menino que dominou o vento

Esqueça os adolescentes preguiçosos e egocêntricos, pois estes mesmos adolescentes estão trazendo inovação e criatividade para tornar nosso mundo um lugar melhor. Vemos que muitos avanços em tecnologia limpa e renovável estão acontecendo atualmente, e muito ainda está por vir, devido a essa geração de adolescentes bem formados e preparados. Por isso, fizemos uma lista com alguns desses feitos extraordinários de jovens inventores de tecnologias limpas.


Quando William Kamkwamba, um jovem malauiano de 14 anos, se deparou com a imagem de um moinho de vento pela primeira vez, enquanto estava debruçado sobre um livro da biblioteca, ele não estava pensando nisso, ele estava pensando em sua aldeia e a falta de energia elétrica (apenas 2% de Malawi é eletrificada) e de como a eletricidade poderia fornecer energia a uma bomba de irrigação, o que ajudaria sua família e outras pessoas a lidar com colheitas escassas.


Ao invés de aulas, que seus pais não podiam pagar, William projetou e construiu um moinho de vento com base na imagem que ele viu e em uma pilha de lixo de ferro velho. Ele acabou fazendo parte de uma revolução em seu bairro, país e no mundo. Já falamos sobre ele, para relembrar...

"William Kamkwamba é um jovem malauiano, que tinha apenas 14 anos quando decidiu inovar e ajudar a sua família em Kasungo, Malawi. Sem acesso a eletricidade, William quis aproveitar o vento e construiu um moinho gerador de energia, que hoje serve para dotar a casa da família com quatro lâmpadas e dois rádios. Um verdadeiro exemplo de que a vontade é a nossa principal arma.
William teve a ideia depois de cruzar com um livro, “Using Energy” (“Usando Energia”), no qual se davam algumas instruções básicas, mas não se prendeu a ele: primeiro, era impossível copiar o que estava no livro, porque William simplesmente não tinha meios pra isso – então o jovem usou peças que ia encontrando na sucata ou na rua; e segundo, ele adaptou o moinho de vento às suas próprias necessidades e conforme o que funcionava melhor ao longo das várias tentativas.
A história chegou a um jornal local e rapidamente se espalhou, fazendo de William convidado para várias palestras, entre as quais a do vídeo abaixo, nas conferências TED, já com 19 anos. Lá ele contou sua história e deixou um sonho: construir um moinho ainda maior pra ajudar com irrigação para toda a sua comunidade (que sofre com a seca dos campos).
Na plateia, ninguém duvidou que William conseguisse: é incrível a simplicidade com que ele diz“eu tentei, eu fiz”. Não deveria ser sempre assim?"

Veja: 











Fonte: http://www.hypeness.com.br/2013/10/conheca-9-incriveis-adolescentes-inventores-de-tecnologia-limpa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário