sábado, 28 de maio de 2016

Massoterapia (Medicina Alternativa / estréia): O que é massagem, o que é massoterapia? (revisão)


O que é massagem ou massoterapia?

Primeiramente, massoterapia é um termo bem mais moderno, usado para nomear uma pessoa que trabalha com vários tipos de massagem. Tem centenas de técnicas de massagem e tratamentos parecidos, entre eles:

Acupressura - Uma massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas.


Anma - Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada (ou deitada), sem óleos.


Anti-celulite - Uma massagem usando cremes de anti-celulite para remover celulites. Estimula o sistema circulatório de linfa no organismo.



Anti-Stress - Usando deslizamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula principalmente, a liberação de ocitocina, e outros hormônios anti-estresse.


Ayurvédica - Massagem Indiana engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Normalmente é feita no chão com tatami.


Bamboo - Massagem utilizando o bambo. É feita para a circulação de linfa e para modelar o corpo.


Bowen - massagem relaxante, feita com muita sensibilidade e suave para estimular a divisão do sistema nervoso parassimpático.


Desportiva - Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicado para pessoas amadoras, profissionais e ou praticante de qualquer atividade física.


Do-In - Massagem japonesa que utiliza os pontos do meridiano para equilíbrio energético do corpo.


Drenagem Linfática - A massagem ajuda na eliminação de líquido que por algum motivo estão retidos no organismo.


Facial - Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas.


Gestantes - Aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos proporcionando maior mobilidade ao bebê.


Cinesiologia - Fazem testes nos músculos para ver onde é encontrado a fraqueza e a força da pessoa. Cada músculo representa um órgão.


Lian Gong - Previne problemas provenientes de má postura, possui exercícios para as articulações, tendões, além de movimentos para o fortalecimento do coração e pulmão. Indicada para insônia, cólicas menstruais, LER, nervosismo, entre outros.


Modeladora - Combate a celulite e a flacidez, ativa as gorduras localizadas.


Moxabustão - Usada para prevenir e tratar desequilíbrios como doenças respiratórias, impotência, depressão, cólicas menstruais, dores no nervo ciático, entre outros.


Neuromuscular - Massagem que usa a pressão nos pontos encontrados nos músculos esqueléticos, muito parecido com os trigger points.


Pedras Quentes - Aplicação de pedras quentes para estimular os músculos, principalmente nas costas. Muito usado em SPA.


Quatro Mãos - Massagem feita por duas pessoas. Muitas vezes um homem e uma mulher.


Quick Massage - Massagem rápida de 15-20 minutos na cadeira sem óleo e diretamente nas roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios.


Quiropraxia - Trabalha o sistema neuromuscular com a ajuda de movimentos da estrutura esquelética.


Ventosa - Usando copos quentes, criando vácuo, para levantar a pele e os músculos. Medicina chinesa.


Reflexologia - Pressões nos pé ou nas mãos para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente.


Reiki - Energético, equilibra as energias sem toques.


Relaxante - Reduz o estresse causado pelo dia a dia. Proporciona relaxamento total do corpo, dando uma sensação de leveza e bem estar.


Respiração - Usando técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso.


Rolfing - Trabalha as posturas corporais. Trabalha o tecido conjuntivo e os músculos.


Sei Tai - Quiropraxia japonesa, realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões.


Shantala - Massagem para bebês que traz como benefícios o aumento da circulação, relaxamento, ajuda no crescimento e auxilia gradativamente no desenvolvimento dos movimentos, tornando movimentos harmônicos e coordenados.


Shiatsu - Significa massagem com dedos, é um combinado da acupuntura chinesa com pressão nos músculos.


Sueca - A mesma que a massagem clássica. Massagem para os músculos para drenar o corpo de toxinas e para recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea.


Tailandesa - Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga.


Tântrica - Massagem sensual para aumentar o estímulo sexual.


Terapêutica - Engloba todas as massagens que visa à melhora da saúde das pessoas.


Trigger Points - Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos do corpo que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo.


Tui-Na - Massagem chinesa, significa, pegar, segurar, amassar.



Então, o massagista usa uma técnica específica. E o massoterapêuta usa várias técnicas. A massagem no Brasil não é regulamentado, o que significa que não há um conselho nacional.

Massoterapia também é usado para distinguir as massagens sérias das massagens mais voltadas para erotismo, algo que deixou a palavra massagem com conotação não séria por muito tempo. A idéia que a massagem fosse algo pecaminoso vem em boa parte da igreja católica que por muito tempo criou a idéia que o toque é algo erótico e por isso pecaminoso. Massoterapia foi, então, usada para apresentar a prática terapêutica de uma maneira séria.

A palavra massagem vem do grego: masséin que significa justamente apertar ou amassar. A palavra massagem hoje em dia vem do francêsmassage que também significa esfregar, bater ou apertar.

A massagem é muito antiga, as provas mais antigas são datadas com mais de 5000 anos. Nas culturas antigas o massagista era médico e o próprio pai da medicina Hipocrates (460AD - 370AD) falou que um bom médico deve saber amassar. Mas se a gente for ver a massagem é muito mais antiga do que isso. Basta lembrar que todo mundo costuma fazer círculos na barriga quando dói ou pressões nas têmporas quando tem dores de cabeça. Provavelmente, a massagem é uma das formas mais antigas para tratar músculos e esqueleto.

A massagem é tão eficaz que pode aliviar ou curar vários tipos de doenças ou dores, além de aliviar o estresse liberando hormônios de relaxamento. A massagem é a forma complementar ou alternativa absolutamente maior que tem no mundo. Hoje em dia, você encontra massagem no mundo inteiro, e cada vez mais está fazendo parte do nosso dia a dia. Encontra-se nos shoppings, SPAS, hospitais, clínicas de estética, cabeleireiros, parques, no esporte, na praia, no aeroporto, nas empresas, em hotéis e dentro da casa.

A massagem em geral visa o equilíbrio psico/físico/energético, alivia o estresse, aumenta a circulação sanguínea e linfática, e drena as toxinas para ter uma recuperação muscular mais rápida. É uma forma de tratamento extremamente segura, inofensiva e deliciosa de receber. Sem exagerar, mais ou menos 90% das dores no corpo podem ser tratadas com massagem obtendo bons resultados. Mas, claro como terapia complementar da medicina alopata.

O que é a massagem então?

Como você pode imaginar, é um assunto enorme com centenas de estilos diferentes e novos sempre chegando. Para o massagista é então importante conhecer o melhor método para cada a situação. Seria como sapatos diferentes, cada tipo de ocasião, seja festa, caminhada, escalar montanha ou fazer uma corrida você utiliza sapatos diferentes. A massagem é o mesmo, cada paciente é tratado especificamente. Para o massagista ter noções disto ele deve aprender algumas técnicas para ter uma variedade. Por isso, é chamado de massoterapia, isto é, terapias de massagem.

Entre a massagem têm duas linhas mais distintas, o ocidental e o oriental. O ocidental segue mais ou menos as regras da medicina ou da ciência ocidental, isto é, tratamentos comprovados cientificamente, onde são testados e aprovados os resultados no aparelho locomotor, esquelético e muscular. Entre essas massagens você encontra a massagem sueca (clássica), drenagem linfática, quiropraxia, massagem desportiva, massagem para gestantes e trigger points. A massagem oriental visa mais o equilíbrio energético, equilibrando os chakras ou os meridianos do corpo humano. Entre essas massagens você encontrará também ayurvédica, shiatsu, Do-In, Reflexologia entre outros.

Mesmo tendo essas duas linhas de massagens no mundo os dois são muito parecidos no sentido de relaxar o sistema nervoso, através do sistema nervoso central (SNC), promover liberação de hormônios anti-stress como ocitocina e endorfina e estimular a circulação de sangue e linfa. Imagino que as técnicas de massagem foram desenvolvidas empiricamente (pela experiência) durante milhares de anos e o mundo todo chegou mais ou menos na mesma conclusão ao aprimorarem as manobras similares para tais objetivos, embora ter uma visão diferente na filosofia atrás dos sistemas das massagens. Assim, o ocidente e o oriente, fazem em geral o mesmo trabalho, mas com idéias básicas diferentes. O ocidente vendo a anatomia e o sistema esquelético muscular como o principal e o oriente as energias vitais da vida.

O que a massagem traz de beneficio?


  • O primeiro benefício é a circulação (venosa e linfática) que pode aumentar 400% em regiões específicas. Isso fornece aos músculos e aos outros sistemas locomotores que conduzem o sangue, um aumento de fluxo de nutrientes e oxigênio necessário para o trabalho muscular. O aumento de circulação também possibilita uma limpeza maior de toxinas acumuladas na musculatura, tais como, ácido láctico (um resíduo de trabalhos anaeróbicos). Esse aumento também leva ao aumento na produção de urina por causa das trocas de líquidos no corpo, o que em certo modo limpa o sangue.
  • A massagem libera hormônios, principalmente o ocitocina, que pode gerar bem estar, relaxamento, uma melhora no sistema digestório.
  • Ativa o sistema nervoso, principalmente a divisão parassimpática, que diminui o ritmo cardíaco, que faz o fígado armazenar glicogênio (energia), que aumenta a secreção de enzimas digestivas, que aumenta a produção de insulina, que acelera o movimento dos alimentos nos intestinos, e que estimula os órgãos sexuais.
  • Pode agitar uma pessoa quando feita rápida e com vigor. Estimulando a secreção de adrenalinas.
  • Alivia dores. Por várias razões uma massagem leve pode trazer um alivio as dores. Uma porque libera hormônios anti-dor e outra porque o SNC pode bloquear sentidos. Com o estímulo da massagem os nervos podem bloquear a dor em favor do toque do massagista ocorrendo assim a anestesia muscular.
  • Aumenta a troca do sistema imunológico. Com o aumento do retorno linfático você obtém uma limpeza da linfa com massagem. Isso aumenta as defesas do corpo no sentido de aumentar e ativar a circulação linfática para os linfonodos.
  • Melhora a respiração no sentido de aliviar a musculatura responsável por ela. São 12 músculos no corpo na região do tórax que possibilita uma respiração boa. Aliviando músculos tensos na região torácica tende a aumentar a capacidade respiratória.

Lembre-se sempre que a massagem é uma terapia auxiliar ou complementar a medicina tradicional. O massagista não é um médico e por isso, não pode prescrever remédios ou fazer diagnósticos para doenças sérias. Mas, sim, pode auxiliar nos tratamentos medicinais tradicionais para obter uma cura ou uma recuperação mais rápida.

Consulte um (a) profissional qualificado e capacitado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário