quarta-feira, 4 de maio de 2016

Professor Zé Rilho (Filosofia): PRINCIPAIS PENSADORES SOFISTAS

Professor Zé Rilho (Sociologia / Filosofia)


SÓCRATES:

Nascido em Athenas, filho de um escultor e de uma parteira, busca o conhecimento filosófico durante toda sua vida.

É conhecido por seu caráter reto e por seu valor enquanto soldado, magistrado e senador. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, que contrastavam com o seu temperamento crítico e com o seu reto juízo.

Iniciou sua vida pública filosofando aos 70 anos de idade, questionando em praça pública o conhecimento dos ditos “sábios” (sofistas) buscando a compreensão sobre a essência de todas as coisas. Morreu aos 71 anos após o processo que culminou em sua execução por “corromper a juventude” e “não cultuar os deuses da cidade”.

Tais acusações eram de cunho político, porém, após a contagem dos votos foi decretada sua derrota. Destaca-se em Sócrates seu método de fazer filosofia, sua notável busca espiritual e a compreensão filosófica do homem. A filosofia socrática é definida por Antropológica.

Sócrates adotava sempre o diálogo, que revestia uma dúplice forma, conforme se tratava de um adversário a enfretar ou de um discípulo a instruir. No primeiro caso, assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até colher o adversário presunçoso em evidente contradição
e constrangê-lo à confissão humilhante de sua ignorância.

A esse processo pedagógico, em memória da profissão materna, denominava-se maiêutica ou engenhosa obstetrícia do espírito, que facilitava o nascimento das ideias. A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates.

E exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava, se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio.

Retórica – Arte de manipular e convencer alguém a praticar um ato ou até mesmo, de concordar com determinada ideia. Muito útil na esfera democrática para convencer os demais.

Eloqüência – Arte de falar bem, utilizando palavras que causam efeito e auxiliam na retórica.

Como é sabido, Sócrates não deixou nada escrito. Todo conhecimento a seu respeito é derivado dos seus discípulos. "Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Sócrates cifra toda a sua vida de sábio. O perfeito conhecimento do homem é o objetivo de todas as suas especulações e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia. Moral.

É a parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança
com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica.

O interesse filosófico de Sócrates volta-se para o mundo humano, espiritual, com finalidades práticas, morais. Sócrates é o fundador da ciência em geral, mediante a doutrina do conceito, assim é o fundador, em particular da ciência moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ação racional. Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isso tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade - como ensinavam os sofistas.

Após a morte de Sócrates a filosofia tornase objeto de estudo de algumas poucas escolas. As principais serão o Liceu e a Academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário