terça-feira, 31 de maio de 2016

Santa Maria / RS: Os 43 cursos que oferecem vagas pelo Sisu na UFSM

Mais de 1,6 mil ofertas29/05/2016 | 21h07Atualizada em 30/05/2016 | 13h46

Inscrições começam nesta segunda-feira e são oferecidas 1.616 vagas em quatro campi da Federal

Os 43 cursos que oferecem vagas pelo Sisu na UFSM Maiara Bersch/Agência RBS
Foto: Maiara Bersch / Agência RBS
Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em cursos de graduação de instituições públicas de todo o país.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem a maior oferta de vagas no Estado: 1.616 oportunidades em 43 cursos dos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen (veja no quadro ao lado). Em segundo no ranking estadual está a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com 1.003 vagas.
Podem participar, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação. Outras edições do Enem não são aceitas.
Conforme a pró-reitora de Graduação da UFSM, Martha Bohrer Adaime, a quantidade de vagas é grande por que a instituição decidiu manter a oferta que corresponde à antiga segunda turma do vestibular. Na época do concurso, o aprovado começava a cursar no segundo semestre.
— Resolvemos fazer duas seleções para proporcionar mais oportunidade de ingresso — disse a pró-reitora.
A quantidade de vagas abertas agora corresponde a 45% da ofertada via Sisu no começo deste ano, quando a UFSM disponibilizou 2.228 em 72 cursos de graduação nos campi.
Atualmente, o Sisu representa 80% das vagas de ingresso na UFSM. As outras 20% são do Processo Seletivo, que termina neste ano. Em 2017, as vagas serão 100% pelo Sisu.
No Brasil
A quantidade de vagas pelo Sisu no país aumentou 1,5% em relação ao segundo semestre do ano passado. Nesta edição, são 56.422 vagas em 65 instituições públicas de Ensino Superior.
Duas opções
Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu.
O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, ou a vagas reservadas às cotas. Durante o período de inscrição, também é possível alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga. No site sisu.mec.gov.br, a consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso.
Vagas em 17 cidades gaúchas pelo Sisu
Além dos quatro municípios abrangidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen —, as vagas ofertadas pelas instituições públicas de Ensino Superior estão distribuídas em outras 13 cidades no Estado.
A segunda maior oferta — a primeira é da UFSM, com 1.616 vagas — é na Universidade Federal de Pelotas, com 1.003 vagas em 23 cursos, nos campi de Pelotas (223) e de Capão do Leão (373). Um dos cursos tradicionalmente mais procurados pelos estudantes, Medicina, disponibiliza 48 vagas na UFPel, mesmo número ofertado pela UFSM em Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário