terça-feira, 24 de maio de 2016

Santa Maria / RS: Restaurado em 1974, Monumento dos Ferroviários está abandonado

Santa Maria24/05/2016 | 09h01

Há vários anos, a falta de cuidados com o monumento localizado no bairro Itararé é motivo de reclamações

Restaurado em 1974, Monumento dos Ferroviários está abandonado Maiara Bersch/Agencia RBS
A vista que antes dava para a cidade, agora foi tomada por árvoresFoto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Um marco histórico, um resquício do passado ferroviário da cidade e uma bela vista. Isso é um pouco do que o visitante espera encontrar ao chegar no Monumento aos Ferroviários de Santa Maria. Porém, a realidade passa longe disso. Há vários anos, a falta de cuidados com o monumento localizado no bairro Itararé é motivo de reclamações. O que deveria ser um dos pontos turísticos do município, infelizmente, está relegado ao abandono. 
As escadas e os 130 degraus que dão acesso ao monumento não são convidativos. Há lixo, grama em excesso e degraus quebrados que podem desencorajar quem deseja observar uma das mais bonitas vistas de Santa Maria. Numa placa ao lado da entrada se lê a frase: ¿Uma comunidade orgulha-se e preserva seus patrimônios¿. Praticamente uma ironia, dadas as más condições de conservação do local.
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
À medida em que o visitante avança, amplia a visão de depredação do monumento. Uma parte do muro que cerca o mirante está quebrada. O cinza da construção contrasta com o colorido das pichações, único vestígio de tinta encontrado no local. Isso tudo sem contar na grama que avançou e dominou os degraus.
Finalmente, no topo da escada, aparece o monumento. Porém, a vista não estava lá. As árvores cresceram e tomaram conta do ambiente, sem deixar espaço para que os visitantes enxerguem o horizonte. Os mais insistentes, na tentativa de admirar a cidade, precisam mirar o olhar por um pequeno espaço entre folhas e galhos.
As placas da fundação do Monumento aos Ferroviários, em 1934, e de sua restauração – feita em 1974 , em comemoração aos cem anos da ferrovia no Rio Grande do Sul –, estão ilegíveis por conta da depredação e da ação do tempo. Mesmo assim, surpreendentemente, na tarde da última quinta-feira, quando a reportagem esteve no local, havia três visitantes por lá. Eles eram estudantes e moradores do bairro Itararé.
– É bonito, mas está muito largado. A última vez que vim, ainda era pequeno, mas lembro que era tudo mais limpo e mais cuidado – contou o estudante Micael Rezer.
O morador do bairro e policial militar Marcelo Sentena relatou que a prefeitura sempre promete que irá reformar e restaurar o monumento. Mas ele jamais viu alguma bem-feitoria sendo feita no ponto turístico.
– Há muitos anos, não tem iluminação, e nunca sabemos se vai ser seguro subir até lá. É triste ver uma paisagem, que era para ser tão bonita, depredada e malcuidada – disse Marcelo.
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Segundo a secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Moesch, está sendo feito um planejamento para recuperar e restaurar todos os monumentos de Santa Maria. Na quarta-feira, a secretária se reuniu com o prefeito Cezar Schirmer e com o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Francisco Severo, e requisitou que essa restauração seja feita antes do término da administração.
– Não é justo que uma cidade, que tem o seu passado completamente ligado à ferrovia, tenha toda essa indiferença ao monumento que é símbolo dessa história – avalia Norma.
A partir deste mês, o Diário 2 vai monitorar a conservação dos Nossos Monumentos. E para que o dos Ferroviários seja revitalizado, é preciso limpar o entorno, recuperar os degraus e dar segurança aos visitantes. Agora, é ter esperança de que o pedido da Secretaria de Turismo seja atendido. Caso isso ocorra, até dezembro, esse cartão-postal pode voltar a ser lembrado com o seu devido valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário