segunda-feira, 9 de maio de 2016

Santa Maria / RS: Vacinação da gripe recomeça na terça-feira em Santa Maria

Imunização08/05/2016 | 20h38

Cidade recebeu 28.040 doses para retomar a imunização

Vacinação da gripe recomeça na terça-feira em Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Será retomada na terça-feira a vacinação contra o vírus Influenza em Santa Maria. A imunização foi interrompida na segunda-feira da semana passada, por falta de doses em função do Dia D. 

VÍDEO: médico de Santa Maria esclarece dúvidas sobre a gripe A

Novos estoques da vacina chegaram na cidade na última sexta-feira, depois que um veículo da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) foi até Porto Alegre para buscar as doses. No entanto, as vacinas só começam a ser distribuídas aos postos de saúde nesta segunda-feira.
Estudante que morreu de gripe A, em Santa Maria, procurou atendimento em três hospitais

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Selena Michel, é necessário um controle rigoroso das vacinas, o que torna o processo demorado. A cidade recebeu, neste quinto lote, 28.040 doses.

– Temos toda uma logística quando as doses chegam. É preciso anotar o lote de cada uma, fazer a recontagem, verificar quantas vacinas vão para cada unidade. Recebemos na sexta e, como os postos não funcionam no sábado, só poderemos distribuir na segunda – informou a superintendente.

Dia D de vacinação contra a gripe movimenta postos e unidades móveis de saúde em Santa Maria

Conforme Selena, todos os postos, incluindo as unidades básicas e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), receberão as vacinas. A partir de agora, os locais atenderão aos grupos prioritários no horário normal das salas de vacina. Não haverá horário estendido.

De acordo com dados contabilizados pela Secretaria de Saúde da cidade, 61,3 mil pessoas já foram imunizadas em Santa Maria, e a meta é vacinar 96,3 mil pessoas, que fazem parte dos grupos de risco.
Investigação
Na cidade, 10 casos de gripe A foram notificados. Desses, um resultado foi positivo (da estudante de Medicina que morreu), dois negativos e outros sete são investigados. É possível que os resultados saiam nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário