segunda-feira, 11 de julho de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): Segurança na Internet - O RISCO DE DOWNLOADS



Atualmente, com a abundância de possibilidades para encontrar de tudo na internet, o perigo de arquivos infectados aumentou consideravelmente.

Os downloads permitem aos internautas facilidade em adquirir uma série de arquivos na internet, mas,
sem cuidados, tornam-se uma ameaça ao computador.

Seja para trabalho, estudo ou diversão, os downloads fazem parte do dia a dia dos usuários de computadores. Mas, muitas vezes, por distração ou até mesmo falta de conhecimento, esses usuários não adotam algumas medidas simples de segurança que deixam o PC protegido na hora de baixar arquivos.

Ao fazer um download, você entra em contato com outro servidor, outra máquina, que podem ser de alguém malicioso. Além disso, nunca se sabe se o arquivo que está sendo baixado é realmente o que você deseja e pensa que é.

Diante desses riscos, o ideal é:

• Manter as atualizações de segurança do sistema operacional e do antivírus;
• Instalar na máquina outros programas de segurança como firewall e antisspyware;
• Fazer downloads apenas de páginas conhecidas;
• Perguntar aos colegas que já tenham baixado um arquivo do tipo se conhecem determinado sites, para se informar.

Nos casos das redes de compartilhamento de arquivos, as chamadas redes P2P, é mais difícil manter esse controle e a exposição é maior. Por isso, os analistas recomendam sempre analisar com um antivírus o arquivo baixado antes de executá-lo.

Desse modo, se houver algum perigo, o sistema o identificará.

Além disso, ao usar programas de compartilhamento de arquivos, como Kazaa ou Emule, observe o arquivo. Ele não deve possuir mais de uma extensão (por exemplo, cazuza.mp3.exe) e nem ser muito pequeno. Muitos vírus se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros.

É comum muitos usuários abrirem mão das soluções de segurança para deixar o download e seu acesso mais rápidos, além de não atualizar o antivírus.  Mas, agir assim pode custar caro.

Estar atento e verificar a aparência do site são boas dicas. Uma página com a presença de banners, links e mal construída não merece confiança.

Para fazer downloads com segurança, considere os seguintes cuidados:

1. Só faça downloads quando realmente necessário. Baixar diversos arquivos disponíveis na internet apenas para testar ou ver como funcionam pode causar problemas desnecessários ao PC.
2. Mantenha sempre o sistema operacional atualizado. As atualizações geralmente referem-se a falhas de segurança e, por isso, as correções são importantes para impedir a ação de arquivos maliciosos adquiridos via download.
3. Mantenha um software antivírus instalado e sempre atualizado, além de usar outras soluções de segurança, como firewall e antisspyware.
4. Se o download for feito através de um link, coloque o mouse sobre o endereço para verificar se está certo. Não clique em links nem baixe arquivos enviados por e-mails não solicitados e de remetentes desconhecidos, artifício muito utilizado por criminosos.
5. Procure sites de confiança, que pareçam adequados, ou que foram indicados por outras pessoas. Como dissemos, um site repleto de banners, propagandas e links deve gerar suspeitas. Além disso, nunca clique nesses banners e propagandas.
6. Depois de baixar o arquivo e antes de abri-lo e executá-lo, faça uma verificação com o antivírus. Além disso, nunca execute ou abra o arquivo diretamente do download. Peça sempre para “salvar como”, analisando-o em seguida com o antivírus.
7. Na hora de instalar um programa baixado pela internet, fique atento aos detalhes. Frases mal formuladas ou com erros de português durante as instruções de instalação devem causar desconfiança.
8. Fique atento a certas extensões de arquivos, como “.exe” e “.scr”. Nem todas são prejudiciais, mas são as mais visadas para golpes. Porém, elas não são as únicas utilizadas.
9. Caso seja infectado por algum arquivo baixado na internet, apagá-lo pode não resolver o problema e pior, pode deixar o usuário com uma falsa sensação de segurança. O recomendado é passar o antivírus. Caso ele não consiga eliminar a praga, deve-se entrar em contato com uma empresa de segurança.
10. Em seu local de trabalho, não baixe o arquivo e faça a instalação diretamente em um computador utilizado pelos funcionários, é provável que essa máquina tenha informações importantes. É bom testá-lo antes em outra máquina.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário