Até o dia 5 de abril, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) deve anunciar os nomes dos novos titulares das cinco secretarias que assumirão no lugar daqueles que irão sair para concorrer ao pleito de outubro – mais a de Saúde, pois Farret deixará a pasta para tocar a campanha.
Eles saem dos cargos para cumprir uma exigência da lei eleitoral. Estão confirmadas, até agora, as saídas de Cezar Gehm (Desenvolvimento Econômico), Erony Paniz Jr. (Juventude, Esportes e Lazer), Marcelo Bisogno (Controle e Mobilidade Urbana), Marta Zanella (Assistência Social) e Sérgio Cechin (Habitação). Todos deverão concorrer a uma vaga na Câmara para a próxima legislatura.
O vice-prefeito José Farret (PP) deve deixar a pasta da Saúde para comandar a campanha de reeleição nos bairros e vilas. Farret pode ser substituído por Renor Beltrame, filiado ao PP e ex-presidente municipal da sigla. Porém, as novidades na dança das cadeiras do governo ficam por conta dos nomes de Tubias Calil e Ony Lacerda. Tubias é cotado para sair da pasta de Infraestrutura e Serviços, a pedido de integrantes do governo, e deve voltar para a Secretaria de Esportes. Ony, que é do gabinete do prefeito, deve assumir a pasta responsável pelas obras.
– Essa foi a melhor saída (substituir os secretários por adjuntos) encontrada por ele (Schirmer). Ele não pode colocar ‘pica-fumo’ sem experiência e que vai cair de paraquedas na secretaria e comprometer o andamento da máquina em ano eleitoral – revela um integrante do governo.
A mesma fonte, que trabalha bem próximo a Schirmer, diz que a possível – e quase acertada saída de Tubias da Infraestrutura – teria sido um “clamor do secretariado”.
– E o Ony, na Infraestrutura, é um cara maleável e que tem jogo de cintura para lidar com cobranças e tem traquejo com os colegas – revela o integrante da administração.
Já Farret e o PP lutam para que o novo titular da Saúde seja um progressista, o que garantiria os 48 CCs que o vice teria em sua cota pessoal.
Reforço – O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Jr., não deve concorrer a vereador a pedido do PSDB, que esperaria a ajuda dele na campanha do deputado Jorge Pozzobom a prefeito.
MARCELO MARTINS
Nenhum comentário:
Postar um comentário