quinta-feira, 9 de maio de 2013

RN: Polícia Civil do RN já conta mais de 100 prisões durante operação PC27


09/05/2013 14h33 - Atualizado em 09/05/2013 14h34

Delegado geral diz que esta é a maior operação policial já realizada no RN.

Cumprimento de mandados de prisão em aberto continua até o final do dia.

Do G1 RN
4 comentários
Primeiras prisões da operação PC27 no RN ocorreram em Parnamirim (Foto: Matheus Magalhães/G1)Primeiras prisões da operação PC27 no RN ocorreram em Parnamirim (Foto: Matheus Magalhães/G1)
Dados atualizados da Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte revelam que 106 pessoas foram presas em todo o estado nesta quinta-feira (9) desde a deflagração daoperação PC27, que cumpre mandados de prisão em aberto em vários municípios potiguares. Segundo o delegado geral Fábio Rogério, que confirmou o número ao G1, a operação PC27 é realizada em todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal em comemoração ao Dia da Polícia Judiciária, celebrada neste 9 de maio.
Ainda de acordo com o delegado, esta é a maior operação em número de prisões já realizada no estado. Em abril de 2011, após uma greve da Polícia Civil, 63 suspeitos foram detidos num dia só durante a operação 'Retorno'. Poucos tempo depois, em agosto, 93 suspeitos foram parar na cadeia durante a operação 'Xerife', em alusão à aposentadoria do delegado Maurílio Pintos de Medeiros.
Fábio Rogério acrescenta que o número de detidos ao longo desta quinta pode aumentar ainda mais. “A operação não acabou. Temos mais de 100 mandados expedidos pela Justiça, mas muitos suspeitos estão sendo presos em flagrante. E o nosso trabalho vai até as 18h”, ressaltou. Os números finais da ação serão divulgados no final desta quinta, em coletiva de imprensa a ser realizada na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal.
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), pasta responsável pela custódia dos presos, disse que a Coordenadoria de Administração Penitenciária já foi informada sobre a demanda de novos presos. "O diretor Castelo Branco tentará remanejar presos já custodiados para abrir novas vagas para os detidos ao longo da operação", acrescentou a assessoria.
Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), em Natal, também cumprem mandados de apreensão contra menores. Ao todo, são 60 mandados para serem cumpridos ainda nesta quinta
Prisões
As mais de 106 prisões realizadas até o momento, ainda de acordo com o delegado geral, são decorrentes do cumprimentos dos mandados expedidos pela Justiça e casos de flagrante delito. “Prendemos mais de 15 suspeitos de homicídios, mortes que aconteceram recentemente. Punir estes criminosos é o mais importante”, ressaltou Fábio Rogério.
Ao G1, o delegado destacou as prisões que aconteceram em Natal, onde três suspeitos, sendo duas mulheres e um homem, foram detidos por envolvimento na morte do economista carioca Carlos Norberto Holtz, cuja ossada foi localizada pela polícia no dia 31 de janeiro deste ano na cidade de Macaíba, na região metropolitana da capital potiguar.
Parnamirim
Em Parnamirim, onde foram feitas as primeiras prisões nesta quinta, seis suspeitos foram detidos até o momento: três por porte de drogas, um por porte ilegal de arma de fogo e outros dois com mandados de prisão em aberto por assaltos.
Presos em Macaíba são suspeitos de envolvimento em recentes crimes de homicídio  (Foto: Matheus Magalhães/G1)Presos em Macaíba são suspeitos de envolvimento
em homicídio (Foto: Matheus Magalhães/G1)
Macaíba
Outros três homens foram detidos em Macaíba, também na Grande Natal, suspeitos de envolvimento em recentes assassinatos ocorridos na cidade. De acordo com Elialdo Moura, chefe de investigações da delegacia, os três são apontados de envolvimento na morte de seis pessoas, executadas a tiros entre a noite do último dia 30 e madrugada do dia 1º deste mês. Em todos os casos, os crimes tiveram características de execução. "Os criminosos já chegaram atirando”, afirmou a Polícia Militar na ocasião dos homicídios.
Mossoró
Em Mossoró e cidades vizinhas no Oeste potiguar, quinze pessoas foram presas até o momento e quatro armas retiradas de circulação. Entre as armas apreendidas na região está uma pistola calibre 9 milímetros, que o delegado afirma ser de fabricação israelense. “Também retiramos de circulação uma garruncha, um revólver calibre 38 e uma escopeta”, acrescentou o delegado. Quanto aos presos, Denys Carvalho não revelou os nomes, mas disse que são suspeitos detidos por diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e assaltos.
Adolescente foi apreendido e levado à delegacia pelos policiais da DEA, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)Adolescente foi apreendido e levado pelos
policiais da DEA, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
Adolescentes
Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA), emNatal, também cumprem mandados de apreensão contra menores. Ao todo, são 60 mandados para serem cumpridos ainda nesta quinta.
De acordo com a Polícia Civil, as ordens de apreensão são contra adolescentes que já estavam cumprindo medidas socioeducativas, mas não haviam comparecido às audiências judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário