quinta-feira, 30 de maio de 2013

Santa Maria/RS: SANEAMENTO Conta mais alta na torneira

30/05/2013 | N° 3466

Reajuste de 6,89% começa a valer neste sábado

A água ficará quase 7% mais cara para 7 milhões de gaúchos a partir de sábado, nas cidades abastecidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A decisão de subir a tarifa em 6,89%, foi tomada em uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), ocorrida na terça-feira.



O valor maior será cobrado nas faturas emitidas a partir de 1º de julho. Com o aumento, a tarifa básica subirá de R$ 17,03 para R$ 18,25. O aumento atinge inclusive os usuários que têm acesso à tarifa social.

Na região de cobertura do Diário, apenas São Gabriel não usa os serviços da Corsan e não sofrerá o reajuste.

Na reunião na Agergs que aprovou o aumento, o diretor comercial da Corsan Julio Quadros relembrou os investimentos previstos pela empresa para os próximos anos. Representando as prefeituras do Estado, o secretário do Escritório de Engenharia e Arquitetura de Canoas Carlos Todeschini defendeu que a metodologia do cálculo da tarifa deve mudar, passando a usar tabelas de valores, e não cestas de índices. No ano que vem, deve ser feita uma revisão tarifária na Corsan, reavaliando os cálculos e índices adotados.

De acordo com a Corsan, o reajuste foi fixado com base em uma série de custos, como compra de produtos, reajuste de folhas de pagamento, manutenção dos sistemas, e também são contabilizados os investimentos previstos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário