A terceirização dos serviços logísticos é uma tendência crescente no âmbito empresarial. A complexidade cada vez maior das operações logísticas está motivando as empresas no sentido de buscar operadores especializados que possam executar os serviços com melhor performance e menor custo.
Outro aspecto diz respeito aos investimentos. Para que uma empresa possa estar acompanhando a evolução tecnológica no campo da logística, terá que obrigatoriamente estar investindo em equipamentos de manuseio, transporte, armazéns, sistemas de informações, treinamento de pessoal, etc.
Tal situação implica concentrar grande soma de recursos financeiros em ativos que não são do seu core business, o que vai conflitar com um princípio fundamental da administração moderna, que é à busca da maximização de retorno sobre os
investimentos.
Outro aspecto importante é de não gastar energia / tempo dos executivos da empresa em atividades acessórias que podem ser realizadas por uma outra empresa especializada.
O mercado brasileiro já dispõe de prestadores de serviços (nacionais e multinacionais) nas diversas atividades logísticas em quantidade e qualidade para atender ao processo de terceirização das empresas.
Estas empresas tendem a ter um menor custo de mão-de-obra, são especializadas e focadas nas atividades logísticas, conseguem obter economia de escala na medida em que prestam serviços para outras empresas e, assim sendo, conseguem ter um
custo menor do que uma empresa não especializada em logística.
Após uma análise criteriosa de terceirizar ou não as atividades logísticas, optando-se pela terceirização, o passo seguinte é a contratação dos serviços logísticos.
A contratação de serviços logísticos tem recebido pouca ou nenhuma atenção por parte dos estudiosos no campo da logística. Entretanto, é uma atividade que, mal conduzida, vai comprometer seriamente a operação logística.
A obrigação entre as partes contratantes quer no campo da especificação dos serviços, quer nas regras embutidas nas cláusulas contratuais, são condições que devem ser tratadas por especialistas em logística para que a operação contratada não seja motivo de desentendimento futuro.
A contratação é a formalização de um documento (contrato), no qual constam todos os regulamentos, obrigações bilaterais, condições técnicas e comerciais que foram acordados entre contratante (empresa que contrata) e contratado (prestador de serviço) para a execução do serviço especificado.
Para chegar a ponto da assinatura do contrato, as seguintes etapas deverão ser realizadas:
• Especificação dos serviços.
• Pré-qualificação dos prestadores de serviços.
• Solicitação de propostas técnicas e comerciais aos pré-qualificados.
• Preparação das propostas pelos participantes da concorrência.
• Recebimento e avaliação técnica e comercial das propostas.
• Definição do vencedor da concorrência.
• Discussão da minuta do contrato.
• Assinatura do contrato entre as partes.
Um fator crucial e de grande relevância é a clareza e o detalhamento correto da especificação dos serviços que serão contratados. Muitas vezes, a especificação é genérica e não contém todos os detalhes do serviço, o que fatalmente vai implicar conflitos entre as partes após a assinatura do contrato e durante a execução dos serviços.
Outro fator de atenção do contratante é na pré qualificação dos fornecedores que vão participar da concorrência. No mercado, existem empresas de todos os quilates.
Alguns cuidados têm que ser tomados: análise do balanço econômico-financeiro, pesquisa cadastral para verificar sobre pendências judiciais, financeiras, etc, informações dos clientes atuais e passados, quadro de acionistas, diretores e alta gerência, relação de equipamentos e ativos para o desenvolvimento dos serviços, condições técnicas para a execução do serviço que vai ser contratado.
A preparação das propostas pelos concorrentes deve contar com riqueza de detalhes sobre todos os procedimentos e condições operacionais para a
execução plena do serviço especificado, bem como as condições comerciais. O proponente deve demonstrar na proposta todo o seu entendimento do serviço especificado: como, quando e em que condição irá executá-lo.
Na avaliação técnica e comercial por parte do contratante, as propostas devem ser equalizadas, ou seja, todos propondo o que está definido na especificação de serviços. Acontece que, em algumas situações, alguém omite um detalhe e com isto consegue reduzir o seu preço. Esta situação tem que ser observada para não se comparar coisas diferentes e conduzir a uma decisão incorreta.
Os preços só podem ser comparados quando as propostas técnicas reflitam exatamente o que foi solicitado - nem mais nem menos. Após a análise das propostas, é então escolhido o vencedor da concorrência.
A discussão da minuta do contrato tem que ser exaustiva para que este documento reflita exatamente o que as partes entendem sobre as condições que os serviços serão desenvolvidos, e que seja um pacto de união entre as empresas e não de desunião.
Nesta fase, deverão ser estabelecidos os indicadores de desempenho do prestador de serviços que está sendo contratado. Estes indicadores vão refletir se o desempenho no aspecto de qualidade, prazo, produtividade, segurança, meio ambiente, etc estão dentro dos patamares acordados entre as partes.
A performance contratada tem que ser atingida pelo operador, pois caso contrário o contrato fica comprometido.
Com a minuta condensada, o contrato será assinado pelos procuradores das empresas.
Até a próxima aula!
Outro aspecto diz respeito aos investimentos. Para que uma empresa possa estar acompanhando a evolução tecnológica no campo da logística, terá que obrigatoriamente estar investindo em equipamentos de manuseio, transporte, armazéns, sistemas de informações, treinamento de pessoal, etc.
Tal situação implica concentrar grande soma de recursos financeiros em ativos que não são do seu core business, o que vai conflitar com um princípio fundamental da administração moderna, que é à busca da maximização de retorno sobre os
investimentos.
O mercado brasileiro já dispõe de prestadores de serviços (nacionais e multinacionais) nas diversas atividades logísticas em quantidade e qualidade para atender ao processo de terceirização das empresas.
Estas empresas tendem a ter um menor custo de mão-de-obra, são especializadas e focadas nas atividades logísticas, conseguem obter economia de escala na medida em que prestam serviços para outras empresas e, assim sendo, conseguem ter um
custo menor do que uma empresa não especializada em logística.
Após uma análise criteriosa de terceirizar ou não as atividades logísticas, optando-se pela terceirização, o passo seguinte é a contratação dos serviços logísticos.
A contratação de serviços logísticos tem recebido pouca ou nenhuma atenção por parte dos estudiosos no campo da logística. Entretanto, é uma atividade que, mal conduzida, vai comprometer seriamente a operação logística.
A obrigação entre as partes contratantes quer no campo da especificação dos serviços, quer nas regras embutidas nas cláusulas contratuais, são condições que devem ser tratadas por especialistas em logística para que a operação contratada não seja motivo de desentendimento futuro.
A contratação é a formalização de um documento (contrato), no qual constam todos os regulamentos, obrigações bilaterais, condições técnicas e comerciais que foram acordados entre contratante (empresa que contrata) e contratado (prestador de serviço) para a execução do serviço especificado.
Para chegar a ponto da assinatura do contrato, as seguintes etapas deverão ser realizadas:
• Especificação dos serviços.
• Pré-qualificação dos prestadores de serviços.
• Solicitação de propostas técnicas e comerciais aos pré-qualificados.
• Preparação das propostas pelos participantes da concorrência.
• Recebimento e avaliação técnica e comercial das propostas.
• Definição do vencedor da concorrência.
• Discussão da minuta do contrato.
• Assinatura do contrato entre as partes.
Um fator crucial e de grande relevância é a clareza e o detalhamento correto da especificação dos serviços que serão contratados. Muitas vezes, a especificação é genérica e não contém todos os detalhes do serviço, o que fatalmente vai implicar conflitos entre as partes após a assinatura do contrato e durante a execução dos serviços.
Outro fator de atenção do contratante é na pré qualificação dos fornecedores que vão participar da concorrência. No mercado, existem empresas de todos os quilates.
Alguns cuidados têm que ser tomados: análise do balanço econômico-financeiro, pesquisa cadastral para verificar sobre pendências judiciais, financeiras, etc, informações dos clientes atuais e passados, quadro de acionistas, diretores e alta gerência, relação de equipamentos e ativos para o desenvolvimento dos serviços, condições técnicas para a execução do serviço que vai ser contratado.
A preparação das propostas pelos concorrentes deve contar com riqueza de detalhes sobre todos os procedimentos e condições operacionais para a
execução plena do serviço especificado, bem como as condições comerciais. O proponente deve demonstrar na proposta todo o seu entendimento do serviço especificado: como, quando e em que condição irá executá-lo.
Na avaliação técnica e comercial por parte do contratante, as propostas devem ser equalizadas, ou seja, todos propondo o que está definido na especificação de serviços. Acontece que, em algumas situações, alguém omite um detalhe e com isto consegue reduzir o seu preço. Esta situação tem que ser observada para não se comparar coisas diferentes e conduzir a uma decisão incorreta.
Os preços só podem ser comparados quando as propostas técnicas reflitam exatamente o que foi solicitado - nem mais nem menos. Após a análise das propostas, é então escolhido o vencedor da concorrência.
A discussão da minuta do contrato tem que ser exaustiva para que este documento reflita exatamente o que as partes entendem sobre as condições que os serviços serão desenvolvidos, e que seja um pacto de união entre as empresas e não de desunião.
Nesta fase, deverão ser estabelecidos os indicadores de desempenho do prestador de serviços que está sendo contratado. Estes indicadores vão refletir se o desempenho no aspecto de qualidade, prazo, produtividade, segurança, meio ambiente, etc estão dentro dos patamares acordados entre as partes.
A performance contratada tem que ser atingida pelo operador, pois caso contrário o contrato fica comprometido.
Com a minuta condensada, o contrato será assinado pelos procuradores das empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário