sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Professora Marcota (Língua Portuguesa - estréia): TEXTO EM PROSA / TEXTO EM VERSO

Professora Marcota
(Língua Portuguesa)

Texto em Prosa: aquele dado em parágrafos, em linhas contínuas, que apresenta uma continuidade lógica; sensata.

Um texto que apresenta uma análise um comentário, uma narração ou uma descrição basicamente criada em linguagem denotativa. É uma forma escrita contínua.

A prosa em seu sentido literário deve ser entendida em confronto com o conceito de poesia. A prosa designa um texto onde o autor se preocupa em criar uma representação por meio de personagens do mundo interior, interagindo num determinado espaço e durante certo tempo.

À prosa literária dá-se o nome de prosa narrativa ou prosa de ficção, que se realiza no romance, na novela e no conto.

Um exemplo: Os diversos contos de Ligia Fagundes Telles. 

Texto em Verso: aquele em estrofes. com o aproveito em partes da linha, sem qualquer necessidade de sequência lógica; insensata.

É a reunião de sílabas poéticas. Forma uma linha de poema obedecendo a determinadas regras de harmonia e ritmo.

Podem ser classificados de acordo com o número de sílabas, como o

  • decassílabo (10 sílabas),
  • redondilho maior (sete sílabas)
  • ou redondilho menor (5 sílabas),


entre outros.  Mas podem ser livres, ou seja, sem nenhuma preocupação com a contagem de sílabas poéticas.



O bicho

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947


1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
 a) (     ) alegrou-se com a cena.                    
 b) (     ) ficou indiferente.
 c) (     ) solucionou um problema social.
 d) (     ) fiou chocado com o espetáculo.

 2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
 a) (     ) o autor retratou a cena que humilha a condição  humana.                             
 b) (     ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
 c) (     ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
 d) (     ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     ) admiração.
c) (     ) pena.
d) (     ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
 a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                 
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
 a) (     ) a própria fome.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) o cheiro da comida.
d) (     ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (     ) a imundice de um pátio.
b) (     ) um bicho faminto.
c) (     ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (     ) a triste situação de um homem.

 7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.” 

8. Este poema serve para:
 a) (     ) distrair.
 b) (     ) informar sobre um acontecimento.
 c) (     ) partilhar um sentimento.
 d) (     ) informar sobre a vida de um homem.

 9. Esse texto apresenta:
 a) (     ) fato.
 b) (     ) opinião.
 c) (     ) descrição.

Até a próxima aula!

 GABARITO
1 - D
2 - A
3 - C
4 - C
5 - A
6 - D
7 - Vi
8 - C
9 - A

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