segunda-feira, 18 de abril de 2016

Brasília / DF: Eventual governo Temer deve ser mais enxuto e privatista

Novo ministério18/04/2016 | 01h48Atualizada em 18/04/2016 | 08h06

Autointitulado "pacificador da nação" busca imagem de estadista capaz de segurar a crise política, mas deverá ser atacado por movimentos sociais e sindicatos enquanto tenta formar governo

Eventual governo Temer deve ser mais enxuto e privatista  Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Fábio Schaffner / Especial
Aos 75 anos, Michel Miguel Elias Temer Lulia já age como presidente informal. Nos últimos dias, a residência oficial da Vice-Presidência, em Brasília, tornou-se ponto de romaria de políticos para o beija-mão no homem que se apresenta como "o pacificador da nação". Essa busca por uma imagem de estadista capaz de estancar a crise política, econômica e social é obra de dois dos seus mais influentes conselheiros: o consultor de comunicação Gaudêncio Torquato e o filósofo Denis Rosenfield.
Cerimonioso, Temer não abre mão da fleuma que lhe é peculiar, mas fala abertamente no cenário pós-Dilma, discutindo medidas e nomes para um futuro ministério. É nesse desenho que atua Rosenfield. Cabe a ele o papel de formulador do novo ideário peemedebista: liberal, privatista e adepto do rigor fiscal. Não há texto ou concepção que não passe pelo crivo dele. Outros confidentes de Temer são o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o advogado paulista José Yunes.
De olho em possíveis reações de movimentos sociais e sindicatos
Uma das principais preocupações desse grupo para os primeiros dias de um futuro governo Temer é a reação dos movimentos sociais e das centrais sindicais vinculadas ao PT. No curto prazo, o plano é cortar todos os repasses de recursos federais para organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e assemelhados. Em seguida, aprovar o fim do imposto sindical, butim próximo de R$ 3 bilhões, distribuído todo ano a cerca de 10 mil entidades.
Leia mais
Para o comando da economia, Temer busca alguém com credibilidade no mercado e interlocução com o Congresso. O grupo de Temer tem confiança de que a maioria obtida na votação do impeachment será mantida como base de sustentação parlamentar, à medida que o novo governo terá sua legitimidade afiançada pelo próprio parlamento.
– O nosso maior patrimônio é essa articulação que fizemos para aprovar o impeachment. É natural que os partidos que derrotaram Dilma agora se incorporem à base de um governo Temer – avalia o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).
Manter relação com PSDB é motivo de preocupação
Contudo, causa angústia ao vice a forma de evitar dissabores com o PSDB, maior partido de oposição a Dilma e hoje dividido entre as alas dos senadores Aécio Neves (MG), José Serra (SP) e do governador Geraldo Alckmin (SP). Como os três pretendem disputar a eleição de 2018, Temer não quer alimentar rancores ao privilegiar algum dos grupos em detrimento dos demais.
– Serra sonha em ser ministro da Fazenda do Temer, algo como o Fernando Henrique(Cardoso) foi no governo Itamar Franco. Só que isso o Aécio não aceita de jeito nenhum. Vai ser preciso ter muito cuidado nessa operação – afirma um conhecedor dos planos tramados no Palácio do Jaburu.
A formação de uma equipe de notáveis e a habilidade política de Temer também são considerados trunfos para vencer essa questão e para a aprovação de temas polêmicos, como reformas trabalhista e da Previdência. O peemedebista pretende reduzir o número de pastas na Esplanada para algo em torno de 20 ministérios, intensificar as parcerias público-privadas e limitar o papel do Estado ao trinômio saúde, educação e segurança.
Nos bastidores, os conselheiros de Temer estimam ter prazo de seis meses para, pelo menos, melhorar o cenário econômico, com redução da inflação e retomada dos índices de emprego. Como as pesquisas de opinião apontam rejeição a Temer, essas duas metas teriam de ser atingidas até as eleições municipais para evitar descontentamento popular que afete as candidaturas de PMDB e partidos aliados. Se obtiver êxito, ele se consagraria no papel que escolheu para si desde o início da crise política: o de condutor de um "governo de salvação nacional".

JOSÉ SERRA  (PSDB-SP)

Sonha com o Ministério da Fazenda, mas Temer prefere colocá-lo no Planejamento.

TASSO JEREISSATI (PSDB-CE)

Surge como coringa para evitar que a nomeação de José Serra para um cargo de vitrine provoque ciumeira em Aécio Neves (PSDB-MG) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

NELSON JOBIM (PMDB-RS)

Cogitado para o Ministério da Justiça, opção que Temer vê com bons olhos pela capacidade de vigiar a conduta da Polícia Federal.

MURILO PORTUGAL

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) cresce na bolsa de apostas para o Ministério da Fazenda. Tem a desvantagem de ter pouco trânsito no Congresso.

ARMÍNIO FRAGA

O ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso teria rejeitado um convite de Temer para a Fazenda, mas aceitaria de bom grado um retorno ao antigo posto.

MOREIRA FRANCO (PMDB-SP)

Mais um do triunvirato político que auxilia Temer, deve ser nomeado para a Secretaria-Geral de Governo.

ROBERTO FREIRE (PPS-SP)

Próximo de Temer, é visto como um bom nome para exercer a liderança do governo na Câmara, função que já ocupou no governo Itamar Franco.

ELISEU PADILHA (PMDB-RS)

Amigo de Temer, deve ocupar papel central em um novo governo. Há quem aposte na Casa Civil ou em um ministério com recursos abundantes, com o qual poderá exercer influência no Congresso.

OSMAR TERRA (PMDB-RS)

Um dos mais devotados ao impeachment de Dilma, almeja o Ministério da Saúde.

GEDDEL VIEIRA LIMA (PMDB-BA)

Fiel escudeiro de Temer, pode ir para o Ministério das Cidades ou da Integração Nacional, que já ocupou no governo Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário