terça-feira, 12 de abril de 2016

JOL (Educação e Cultura): Cine Boteco exibe documentário sobre ocupação de escolas paulistas

Zoom12/04/2016 | 06h21
Cine Boteco exibe documentário sobre ocupação de escolas paulistas Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
Cine Boteco, do Boteco do Rosário, exibe hoje o documentário: Acabou a Paz! Isto Aqui Vai Virar o Chile! – Escolas Ocupadas em São Paulo, de Carlos Pronzato.
O filme acompanha a saga de estudantes secundaristas de São Paulo, que no segundo semestre do ano passado protestaram contra o fechamento de 94 escolas, ocupando mais de 200, que seriam afetadas pelas ações de precarização do ensino público do governo do Estado. Em destaque, a coragem, a autonomia e a solidariedade dos adolescentes, que ganharam apoio popular.
Argentino radicado no Brasil desde os anos 1980, Carlos Pronzato é internacionalmente premiado e figura fácil nas coberturas de movimentos sociais. É autor do filme sobre aRevolta do Buzu, protesto contra o aumento das tarifas de ônibus que parou Salvador em 2003. Em 2006, registrou a ocupação de escolas pelos estudantes chilenos. O material rendeu o famoso documentário 
A Rebelião dos Pinguins, que serviu de inspiração para os estudantes brasileiros.
Acabou a Paz! Isto Aqui Vai Virar o Chile! será exibido a partir das 21h. A entrada é franca. O Boteco fica na Rua do Rosário, 400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário