quarta-feira, 13 de abril de 2016

JOL (Erechim / RS): Exame confirma quinta morte por H1N1 no RS de paciente de Erechim

12/04/2016 21h43 - Atualizado em 12/04/2016 22h42

Homem, que não teve idade revelada, morreu no último sábado.

Confirmação da doença só ocorreu nesta terça-feira (12) pela prefeitura.

Cláudia AlessiDa RBS TV
Foi confirmada a quinta morte por H1N1 no Rio Grande do Sul. A vítima era um homem, que não teve a idade revelada, que morreu no último sábado (9) em Erechim, no Norte do estado. Entretanto, a confirmação da doença só saiu nesta terça-feira (12) após o resultado do exame, que comprovou a presença do vírus.
A Secretaria  Municipal de Comunicação informou que a vítima tinha diabetes, portanto era do grupo de risco. Os familiares foram informados e a Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso para evitar proliferação.
Na mesma cidade, teve início nesta terça-feira (12) a vacinação contra o vírus da gripe H1N1, que foi antecipada pela prefeitura. Foram imunizadas 10 mil pessoas do grupo de risco que procuraram as 12 unidades básicas de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde deve receber do estado outro lote com mais 18,5 mil vacinas até o fim do mês de abril. Nas outras cidades gaúchas, a campanha de vacinação vai começar dia 25 de abril.

Estado já registrou outros quatro casos
O último caso de morte por H1N1 foi registrado no dia 5 de abril, de um paciente que estava internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, nos Campos de Cima da Serra. A confirmação saiu no dia seguinte.
Segundo a coordenadoria, o caso é importado, que é quando a doença é contraída fora do estado. O paciente foi diagnosticado com H1N1 pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A vítima é um caminhoneiro da cidade deQuitandinha, no Paraná, que estava internado desde o dia 3 de abril.
No dia 6 de abril, o Lacen já havia confirmado a morte de um homem de 64 anos, morador de Flores de Cunha, na Serra do estado. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, e morreu no final de março. A vítima fazia parte dos grupos de riscos, tinha problemas no coração e diabetes.
As outras duas mortes no estado foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no último domingo (3). Uma das vítimas é um menino de 7 anos, e a outra um homem, de 35. Conforme a assessoria de comunicação da pasta, as duas pessoas residiam em Porto Alegre e estavam internadas em hospitais da capital. A criança tinha doença pulmonar, e o homem tinha deficiência de imunidade.
Secretário anuncia que vacinação será antecipada
No último domingo, após o anúncio das duas primeiras mortes, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, confirmou que a campanha de vacinação será antecipada em cinco dias. A previsão era de que fosse iniciada em 30 de abril, mas será no dia 25.
Um acordo firmado na última quinta-feira (31) com o Ministério da Saúde possibilitou antecipar a campanha.
A campanha de vacinação busca imunizar 3,5 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários. Serão priorizados crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, presos e pessoas com doenças crônicas respiratórias, do coração e com baixa imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário