quarta-feira, 13 de abril de 2016

JOL (PoA/RS): Em depoimento, PMs confirmam participação de Audi em racha no RS

12/04/2016 18h02 - Atualizado em 12/04/2016 18h07

PMs foram os primeiros a chegar no local e, em seguida, chamaram socorro.

Um deles chegou a perseguir motorista do Audi, que fugiu pelo Parcão.

Do G1 RS
Dois policiais militares confirmaram em depoimento nesta terça-feira (12) que o motorista do Audi,envolvido em um atropelamento de um casal de namorados, participava de um racha na madrugada do dia 2 de abril. Os PMs estavam no cruzamento das ruas Doutor Timóteo com a 24 de Outubro quando dois veículos passaram em alta velocidade por eles, um deles o Audi, em um racha.

Conforme o delegado Carlo Butarelli, responsável pelo caso, os PMs chegar a iniciar uma perseguição. Entretanto, uma quadra adiante o Audi cruzou o sinal vermelho e colidiu em um táxi que havia passado pelo sinal verde. Na sequência, o carro acabou atingindo um veículo que estava estacionado. Com o impacto, o automóvel que estava parado foi jogado para cima do casal, que passeava no Parcão.
Os PMs foram os primeiros a chegar no local e se preocuparam em prestar socorro aos feridos. Entretanto, logo após, um deles começou a perseguição ao motorista do Audi, Thiago Bretano, 39 anos, que teria fugiu à pé por dentro do Parcão (assiata ao vídeo acima), segundo relato dos policiais. Ele acabou perdendo o homem de vista e desistiu do acompanhamento ao homem. Entretanto, o delegado relata que os PMs não conseguiram reconhecer o homem. 

Para a polícia, o depoimento deles comprova a participação do dono do Audi em um racha e ainda reforça que Bretano estava dirigindo o veículo. Na segunda-feira (11), o homem que estava na carona do veículo afirmou que o amigo estava na direção. "O carona confirmou que era o Thiago o motorista do carro. Agora temos a certeza de quem estava na direção", disse o delegado ao G1 na segunda-feira.

Além dos PMs, uma viatura da EPTC também estava no cruzamento das ruas Doutor Timóteo com a 24 de Outubro. Os agentes de fiscalização de trânsito teriam visto o racha e se deslocado até o ponto do atropelamento. Por isso, eles devem ser ouvidos pela polícia na quarta-feira (13). Butarelli adianta que um outro taxista também vai prestar depoimento.

Polícia investiga participação em racha
A polícia investiga se o acidente aconteceu durante um suposto racha. Vídeos de câmeras de monitoramento (veja ao lado) mostram o momento em que o Audi anda em alta velocidade pela Avenida 24 de Outubro, colide contra um táxi, e depois atinge outro veículo que estava estacionado ao lado do Parcão. O automóvel subiu a calçada e atingiu um casal, que passeava com um cachorro.
Além da violência da batida, as imagens mostram o motorista do Audi fugindo do local do acidente, a pé, sem prestar socorro, e Thomaz Coletti, de 25 anos, e Rafaela Cruz Perrone, 24, feridos no chão. Segundo a Polícia Civil, Brentano estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e tem 52 multas de trânsito.
Ainda durante o depoimento, diz o delegado, o passageiro não confirmou o racha. "Ele disse que estava mexendo no celular e sentado no banco, não viu o que estava acontecendo", explicou Butarelli.
Além do carona, a polícia ouviu também o suposto motorista do Camaro que disputava o racha, o dentista Sandro Flamia. No entanto, ele negou que estivesse no local no momento do acidente, o que ainda será investigado.
"Ouvimos o motorista do Camaro, na condição de testemunha, pois não temos certeza que é o Camaro dele. Ele falou que é amigo do Thiago, e que no momento [do acidente] aquele Camaro não estava lá. Ele havia entrado à direita algumas ruas antes", afirmou o delegado.

Para a RBS TV, o dentista Sandro Flamia voltou a afirmar que não era o carro dele flagrado nas imagens.  "Não tem nada a ver com o meu carro, vocês vão ver depois.(...) Eu tenho certeza absoluta, o meu carro não é aquele lá."
O motorista disse que encontrou na festa o condutor do Audi, que é seu amigo. "Me viram lá na festa com ele e aí acharam que era eu. (...) Não faço parte disso tudo."
Inicialmente marcado para esta segunda, o depoimento de policiais militares que atenderam à ocorrência será realizado nesta terça (12). No mesmo dia, serão ouvidos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que também estiveram no local, e um taxista de um ponto próximo, que teria visto o acidente.
Perícias
A polícia também aguarda a realização de perícias sobre o caso. Além de apontarem a velocidade que o Audi estava, técnicos do Instituto-Geral de Perícias tentarão identificar a placa do outro automóvel que disputava o racha.
O inquérito sobre o caso deve ser entregue entre quinta (14) e sexta-feira (15). Brentano não deu explicações sobre o acidente. O G1 entrou em contato com Jader Marques, advogado de Thiago, e aguarda um retorno.
Comprovamente mostra o que foi comprado e horário de chegada e saída (Foto: Felipe Truda/G1)Comprovante mostra o que foi comprado e horário
de chegada e saída (Foto: Felipe Truda/G1)
Testemunha fala sobre festa
Na manhã da última quinta (7), o delegado Carlo Butarelli, responsável pela investigação, havia ouvido um homem que estava na mesma casa noturna que o motorista do Audi afirma ter visto o homem beber com amigos antes do acidente.
"Todos eles estavam consumindo bebida alcoólica, todos do camarote. Eles estavam no camarote com quatro homens. Todos estavam consumindo bebida alcoólica, sim", afirmou a testemunha.
"Eu lembro que tinha cerveja, tinha energético e tinha bebida destilada, não lembro se vodka ou uísque, mas eles tavam bebendo de tudo ali, tinha bastante bebida, sim. E aí eles foram embora todos juntos. Todos saíram de lá por volta de umas 3h15, 3h20 da manhã, mais ou menos esse horário", completou.
Na terça-feira (6), a polícia teve acesso à comanda do bar frequentado pelo homem na madrugada do acidente, onde ele pagou dez cervejas. O comprovante mostra que o homem permaneceu três horas no local. Segundo o delegado Carlo Butarelli, no entanto, a comanda não comprova o consumo da bebida. "Ele pode dizer que comprou para alguma pessoa."
O caso
Na madrugada de sábado, dia 2 de abril, o motorista do Audi trafegava em alta velocidade pela Avenida 24 de Outubro. Depois de passar o sinal vermelho, na esquina com a Rua Olavo Barreto Viana, o veículo se chocou contra um táxi, e depois atingiu um veículo que estava estacionado ao lado do Parcão.
Vítima de atropelamento Thomaz Coletti prestou depoimento à polícia (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Vítima de atropelamento Thomaz Coletti, 25 anos,
prestou depoimento (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Com o impacto, o automóvel subiu a calçada e atropelou o casal de jovens. Eles foram encaminhados a hospitais.
O homem prestou depoimento após receber alta. "Foi algo muito rápido, não teve tempo de reação porque não havia como ter reação (...) espaço curto de tempo devido à velocidade que carro vinha", relatou Thomaz Coletti, de 25 anos.
Também havia um carona no Audi, que teve ferimentos leves no acidente. O taxista Marco Gaudério relatou, após o acidente, que os carros passaram em alta velocidade.
"Eu me lembro que o sinal estava aberto pra mim. Eu estou descendo e, quando vi, o cara me bateu. Ele vinha muito rápido, não deu pra ver nada. Só fiquei em estado de choque, é uma coisa que a gente não espera", afirmou ele após o susto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário