sexta-feira, 1 de abril de 2016

JOL (Santa Maria / RS): Surto de gripe A no país acelera busca por vacina em Santa Maria

Por enquanto, nem as clínicas particulares, nem os postos municipais dispõe da vacina tetravalente contra o Influenza

Surto de gripe A no país acelera busca por vacina em Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Em função dos casos de gripe A, que, nos três primeiros meses de 2016, já matou 44 pessoas nos Estados de São Paulo (38), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1) e Santa Catarina (4), o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de imunização contra a doença. Inicialmente prevista para iniciar dia 30 de abril (até 20 de maio), a vacinação deverá começar no dia 25. O governo federal garante que as doses das vacinas chegarão aos Estados até o dia 15 de abril.

Segundo o secretário João Gabbardo, a Secretaria Estadual da Saúde já está preparada para começar os trabalhos mais cedo. Segundo o secretário, no Rio Grande do Sul, devem chegar, até 15 de abril, 40% do total de vacinas previstas para o Estado, cerca de 3.574.750 de doses. A partir do dia 30, a secretaria deve receber nova remessa, garantindo que haja doses suficientes para atender à demanda.
– Antecipando a chegada em uma semana, as pessoas poderão estar imunizadas antes do inverno – destaca o secretário João Gabbardo.

Apesar da mobilização do Estado e da União para adiantar a vacinação, a responsável pelas campanhas de vacinação em Santa Maria, enfermeira Ana Motta, afirma que o município não recebeu nenhuma posição oficial sobre o novo cronograma da campanha. Ela acrescenta que, por enquanto, não existe nenhuma dose da vacina contra a gripe nos postos de saúde da cidade.
– Estamos na expectativa do pronunciamento oficial do Secretário Estadual da Saúde, pois a distribuição das doses é feita do Estado para os municípios. Se chegarem antes, conseguimos adiantar. Senão, estamos organizados para iniciar nos dias da campanha nacional de 30 de abril a 20 de maio – explica.

Corrida às clínicas particulares
As clínicas de vacinação particulares de Santa Maria também estão se preparando para a vacinação e afirmam que a procura hoje é bem maior em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vivacin, Giovana Alegranzi, a clínica não dispõe de vacianas contra a gripe A atualmente, mas um lote da vacinas tetravalente chegará na próxima semana. O valor da dose sairá por R$ 100 para adultos e R$ 60 para crianças.
– Já temos muitas encomendas, principalmente de empresas que compram o pacote de vacinação para os colaboradores. Afinal, é um investimento para que não haja faltas futuras em função da doença e para que os funcionários não trabalhem gripados e baixem o seu rendimento – explica.

A enfermeira Diuli Oliveira Pinto, responsável pela Multivacin, conta que nesta quarta-feira a clínica recebeu um lote com 100 doses e todas foram vendidas na mesma tarde. Novos lotes devem chegar entre hoje e a próxima semana. O valor da dose é o mesmo da concorrente, mas há descontos para usuários de alguns convênios.





Cuidado especiais em adultos e crianças

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, o médico infectologista Fábio Lopes Pedro afirmou que a antecipação da vacinação é uma medida eficiente e pertinente.
– Entre a realização da vacina até o desenvolvimento da proteção no organismo, demora algumas semanas, por isso, é importante antecipar para a vacina fazer efeito antes do inverno – explica.

O profissional também revelou que o vírus da gripe tem uma alta mutagenicidade, ou seja, geneticamente ele se altera e, dessa maneira, a estrutura vacinal muda de um ano para outro.

Conforme o Ministério da Saúde, são grupos de risco crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas.

A pediatra Dalva Maria Dalla Barba Londero, que atua em Santa Maria, conta que vem atendendo casos de crianças com síndrome gripal desde o verão, algo atípico em sua opinião.Segundo a profissional, os pacientes têm reagido bem ao medicamento oseltamivir (tamiflu). Ela ressalta para que adultos e crianças fiquem atentos aos sintomas.
– Usualmente as crianças  fazem febre mais alta que os adultos, mas os sintomas são parecidos – diz.

Segundo a médica, além da vacina, é importante ter outros tipos de prevenções contra a gripe, como manter o ambiente de casa limpo e arejado. Lavar as mãos com frequência, evitar ambientes aglomerados e manter uma alimentação balanceada.


As vacinas contra a gripe são iguais?

De acordo com o portal da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas contra a influenza utilizadas no Brasil em 2016 foram produzidas de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à situação das cepas (vírus) da gripe em circulação no mundo.

A vacina influenza deste ano, chamada de quadrivalente, contém os três vírus da trivalente (H1N1, H3N2 e influenza B) acrescido de um segundo tipo de cepas do vírus influenza B.

As cepas das vacinas utilizada no país são atualizada anualmente para garantir a proteção contra os tipos de cepas da gripe que estão em circulação no mundo.

Os Sintomas

 Febre súbita
 Calafrios
 Rinorreia
 Tosse ou dor garganta
 Dores de cabeça, musculares ou articulações
 Diarreia
 Cansaço
 Olhos vermelhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário