sexta-feira, 1 de abril de 2016

JOL (Santa Maria / RS):Vigilância Ambiental e acadêmicos da Unifra fazem ação contra o Aedes aegypti

Saúde01/04/2016 | 14h16

A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, com entrega de materiais informativos sobre o mosquito

Vigilância Ambiental e acadêmicos da Unifra fazem ação contra o Aedes aegypti Pedro Piegas/Especial
Foto: Pedro Piegas / Especial
Alunos e professores do Centro Universitário Franciscano e a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde organizaram uma ação na manhã desta sexta-feira contra o mosquito Aedes aegypti. O ato foi realizado no Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, com o lema, “Hoje é 1° de abril: mas não é mentira, precisamos combater o mosquito”.
 
Na ação foram distribuídos materiais informativos feito pelos próprios acadêmicos. Os alunos alertaram a população para os cuidados de prevenção do mosquito. Em contrapartida, várias pessoas aproveitaram a ação para denunciar locais com suspeita de foco.

Leia outras notíciais sobre o mosquito Aedes aegypti
 
De acordo com a agente de saúde pública da Vigilância Ambiental, Magali Favarini Kuhn, 52 anos, o tema é urgente e a população precisa se conscientizar dos riscos que a propagação do mosquito pode causar.
 
Em Santa Maria são 10 casos casos de pessoas que contraíram a doença fora da cidade. Outras três, são de pessoas de outras cidades, mas que vieram para Santa Maria. Além disso, há um caso de Zica Vírus e um de Chikunguya. 
 
– É bom alertar que nós não temos casos de mosquitos em Santa Maria. Somente de pessoas que pegaram em outros lugares– alerta Selena Michel, superintendente da Vigilância em Saúde do município.
 
Os alunos que participaram da ação são matriculados na disciplina de Ações Extensionistas Integradas em Saúde e Sociedade e ministrados pelos professores Letícia Frigo, Renata Guedes, Camila Biazus e Martha Souza. A próxima ação será realizada em junho com os professores e alunos da Escola Adelmo Simas Genro, no Alto da Boa Vista, Região Oeste da cidade
 
Como ajudar no combate ao Aedes aegypti
– Mantenha tampados tonéis e caixas d’água
– Mantenha as calhas limpas e desobstruídas
– Guarde as garrafas sempre viradas para baixo
– Mantenha as latas de lixo sempre bem tampadas
– Mantenha a piscina tratada o ano inteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário