terça-feira, 19 de abril de 2016

Libertadores de América / 16: Contra o Toluca, Grêmio inicia semana recheada de decisões

Maratona para Roger19/04/2016 | 07h03Atualizada em 19/04/2016 | 08h34

Além dos mexicanos, time terá dois jogos com Juventude pelo Gauchão

Contra o Toluca, Grêmio inicia semana recheada de decisões  Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Mesmo já classificado às oitavas de final da Libertadores, o Grêmio abre frente ao Toluca, hoje, às 21h45min, uma de suas semanas mais intensas no ano. Após encarar os mexicanos, voltará a campo 48 horas depois em Caxias do Sul pela semifinal do Gauchão contra o Juventude - mesmo adversário do domingo, na Arena. Com três jogos em seis dias, o técnico Roger fará uma espécie de rodízio para reduzir o desgaste de seus jogadores e prevenir lesões.

Em agosto do ano passado, o calendário reservou dificuldade semelhante ao Grêmio. Entre o Brasileirão e a Copa do Brasil, a equipe teve de enfrentar o Coritiba pelas duas competições num intervalo de 60 horas. Naquela oportunidade, Roger Machado repetiu a escalação nas duas partidas - sendo que o segundo jogo ocorreu em um domingo de manhã, quando o calor aumentou ainda mais o desgaste.

Leia mais:

Grêmio x Toluca: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida

Grêmio prioriza a bola parada, e Bolaños participa de rachão

Ex-jogador Claudiomiro faz estágio de uma semana com Roger no Grêmio


Agora, o intervalo de recuperação será menor, embora os dois jogos ocorram à noite. O treinador adianta que não utilizará todos os titulares nos três jogos. Nomes como Fred, Douglas, Giuliano e Bobô, confirmados para o jogo de hoje, devem ser poupados contra o Juventude na quinta-feira, no Alfredo Jaconi.

— Recuperá-los 100% em 48 horas é impossível. Fisiologicamente, pelo desgaste da partida, você não consegue — garante Roger. — Estaremos em um nível forte. Mas não vamos usar todos nos três jogos, é muito pesado. Quem estiver em condições, vamos levar até o final. São partidas importantes para nós —completa.

Para acelerar a recuperação dos atletas, a comissão técnica montou uma programação especial. Após o jogo contra o Toluca, os atletas vão jantar no vestiário da Arena, consumindo boa dose de carboidratos. Além disso, uma boa noite de sono será importante. Como cada organismo reage de forma diferente ao desgaste em uma partida, os atletas serão monitorados pelos fisiologistas. 

Conforme explica Márcio Corrêa, preparador físico que trabalhou no Grêmio em 2003 e acompanhou o volante Lucas Silva no Olympique de Marselha, o tempo mínimo para a recuperação é de 72 horas. E o procedimento para avaliar a condição de jogo envolve duas etapas.

— Você realiza medições de desgaste muscular através da gota de sangue, em uma análise bioquímica. E também faz a análise subjetiva do esforço, perguntando diretamente ao jogador se tem dor ou cansaço — detalha.

Em meio à maratona de jogos na semana, a volta de três titulares no jogo de hoje dará novas opções a Roger Machado. Nas laterais, Ramiro e Marcelo Oliveira retomam a titularidade. No meio-campo, o capitão Maicon ingressa na vaga de Edinho. Assim, o treinador confia que conseguirá um bom resultado frente ao Toluca para ter uma vida mais fácil nas oitavas de final. Mesmo assim, garante não ter preferência.

— O Grêmio entrará na próxima fase para enfrentar o adversário que tiver que enfrentar — destacou.


Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store

Google Play

*ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário