sexta-feira, 15 de abril de 2016

RS: Governo do RS volta atrás e diz que não enviará policiais para Olimpíadas

14/04/2016 12h31 - Atualizado em 14/04/2016 12h46

'A segurança dos gaúchos é a nossa prioridade absoluta', diz Sartori.

Na quarta-feira (13), governo anunciou envio de 112 agentes ao Rio.

Do G1 RS
Governador José Ivo Sartori (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)Governador José Ivo Sartori não vai mais enviar
policiais ao Rio (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)
O governo do Rio Grande do Sul não vai mais enviar agentes, entre policiais militares e civis, além de peritos, para atuarem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. O próprio governador, José Ivo Sartori, fez o anúncio nesta quinta-feira (14).Na quarta (13), foi divulgado que 112 profissionais gaúchos reforçariam a segurança no evento por cerca de 100 dias.
"O Rio Grande do Sul não vai ceder mais policiais para atuar nas Olimpíadas, no Rio de Janeiro. A segurança dos gaúchos é a nossa prioridade absoluta. Não temos como autorizar a retirada de nenhum policial da atividade de rua", escreveu o governador em sua conta no Twitter.
Entretanto, Sartori também disse que essa medida não impede "outras formas de colaborar". Segundo ele, a Secretaria de Segurança Pública vai verificar outras possibilidades.
De acordo com o governador, a cedência só ocorreria se fossem deslocados para a atividade policiais militares que exercessem funções na área administrativa. "O estudo técnico que me foi apresentado hoje mostra que isso não é possível", afirmou Sartori.
Na quarta-feira, o governo dizia que considerava inviável a possibilidade de não enviar os profissionais ao Rio. Se enviasse os agentes, o Rio Grande do Sul receberia contrapartida. Seriam cinco viaturas, um microonibus, armas, munições, e outros equipamentos. A inciativa também poderia ajudar na liberação de recursos federais para a área da segurança.
Inicialmente, o Ministério da Justiça pediu 500 policiais ao Rio Grande do Sul. Mas o governo gaúcho negociou a diminuição, para cerca de 100, e fechou o número em 112.
A RBS TV em Brasília consultou o MJ sobre a obrigatoriedade da cedência de policiais, e a resposta veio por meio de nota. A assessoria de imprensa disse que o efetivo é do estado e que, portanto, a decisão do envio seria do governador.
O MJ não esclareceu se o estado poderá sofrer sanções pela decisão, além de não receber mais a contrapartida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário