terça-feira, 24 de maio de 2016

BR: MEC garante que vai abrir novas vagas para o Fies e Pronatec em 2016

Educação23/05/2016 | 15h53Atualizada em 23/05/2016 | 15h59

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo havia apontado que não há recursos disponíveis no orçamento do MEC para a manutenção de programas da pasta em 2016



Angela Chagas
Por meio de nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou nesta segunda-feira que está garantida a abertura de novas vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) este ano. As informações são do blog Abec, da Rádio Gaúcha.
A garantia foi dada após reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontar que não há recursos disponíveis no orçamento do MEC para a manutenção de programas da pasta em 2016. A nota não especifica o número de vagas que serão abertas.
Mendonça Filho disse que encontrou o ministério sem recursos para novas vagas do Fies, mas que negociou com o Ministério do Planejamento a liberação de verba para garantir as inscrições do segundo semestre deste ano.
"Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o fim de junho próximo, anunciar o processo das novas inscrições do Fies para este ano", disse o ministro na nota.
Sobre o Pronatec, ele afirmou que o governo Dilma deixou o programa sem orçamento para este ano. No entanto, Mendonça Filho disse que isso não representa interrupção dos cursos. "O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas", diz a nota.
Segundo a Folha de S. Paulo, outros programas do Ministério da Educação estão ameaçados com os cortes do governo interino. Entre eles estão o Mais Educação, que garante ações em turno integral em escolas de educação básica, e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário