segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ciência: Passagem de mercúrio diante do Sol será visível nesta segunda-feira

Ciência09/05/2016 | 08h20Atualizada em 09/05/2016 | 10h14

Fenômeno raro poderá ser observado na parte do mundo em que for dia no momento, mas será preciso contar com instrumentos astronômicos

Passagem de mercúrio diante do Sol será visível nesta segunda-feira nasa/NASA
Foto: nasa / NASA
Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, passará nesta segunda-feira entre a Terra e o Sol, um fenômeno raro que poderá ser observado na parte do mundo em que for dia no momento. Durante cerca de sete horas e meia, os interessados poderão seguir a trajetória de Mercúrio, que aparecerá como um pequeno disco preto se deslocando à frente do astro. Para poder ver, será preciso contar com instrumentos astronômicos.
Em Florianópolis e Araranguá, Sul do Estado, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizou quatro pontos com telescópios para a observação gratuita da população: trapiche da Avenida Beira-Mar Norte e no campus do IFSC, na Av. Mauro Ramos, em Florianópolis; e campus da UFSC (manhã) e do IFSC (tarde), em Araranguá. Em Araranguá, quem coordena as ações é o Clube de Astronomia de Araranguá, ligado ao IFSC.  O fenômeno será observado com telescópio e será explicado aos participantes como ele ocorre.
O fenômeno começará às 8h12min de Brasília e terminará às 15h42min. Visualmente, "Mercúrio dará a impressão de morder uma das bordas do Sol, depois o atravessará muito lentamente, antes de sair pelo outro lado", explicou à agência de notícias AFP Pascal Descamps, um astrônomo do Observatório de Paris. Este fenômeno é "raro porque exige um alinhamento quase perfeito do Sol, de Mercúrio e da Terra", ressalta Descamps.
Cuidados

Além de ser difícil ver o fenômeno a olho nu, olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada pode causar danos à retina. O professor do IFSC Marcelo Girardi explica que os equipamentos a serem utilizados no evento têm filtros solares que bloqueiam adequadamente parte da radiação recebida: 
— Não é recomendável cobrir os olhos com chapas de raios-X, filmes fotográficos analógicos, óculos escuros e vidros escurecidos ou com películas —  alerta o físico. 
Mercúrio
O misterioso Mercúrio ainda é pouco explorado. Foi observado por duas sondas espaciais americanas, a Mariner 10 em 1974 e 1975, e a Messenger, cuja missão começou em 2004 e terminou em 2015. É o planeta mais próximo do Sol e se encontra a uma distância média de 58 milhões de quilômetros dele.
Muito pequeno (seu diâmetro é de 4.780 quilômetros), dá a volta ao Sol em 88 dias. Passa a cada 116 dias entre a Terra e nossa estrela. Mas devido à inclinação de sua órbita ao redor do astro em relação à órbita terrestre, parece que se encontra acima ou abaixo do Sol na maior parte do tempo.
Veja a previsão do tempo no blog do Puchalski
Por isso, o trânsito de Mercúrio à frente do Sol é pouco frequente: há 13 ou 14 em cada século. O último ocorreu há 10 anos. Os próximos serão registrados em novembro de 2019, novembro de 2032 e maio de 2049.
O oeste e o norte da Europa, o oeste da África do Norte, a África Ocidental, o Canadá, o leste da América do Norte e grande parte da América Latina (incluindo o Brasil) serão as melhores áreas para ver o trânsito de Mercúrio, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
É preciso ser prudente e respeitar as normas de segurança — observar o Sol diretamente sem proteção pode provocar lesões oculares irremediáveis. Os óculos especiais para eclipses não servem, pois o planeta é muito pequeno.
— É necessário um instrumento astronômico para aumentar a imagem do Sol — explicou Pascal Descamps.
O astrônomo brasileiro Cássio Barbosa, colunista do site G1, sugere projetar uma imagem do Sol em um anteparo claro, como uma folha de papel, depois de fazer sua luz passar por uma luneta ou telescópio:
— Isso dará toda a segurança possível. Mercúrio deve surgir como uma bolinha escura e haverá algumas manchas solares de coadjuvantes. Como elas têm um formato irregular, não vai ser difícil de saber quem é quem.
Observação Astronômica do Trânsito de Mercúrio em Florianópolis
Quando: 09/05/2016 (segunda-feira)
Horário: 8h às 16h
Onde: Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte ou Câmpus Florianópolis, na Avenida Mauro Ramos, nº 950, Centro, em Florianópolis

Observação Astronômica do Trânsito de Mercúrio em Araranguá

Quando: 09/05/2016 (segunda-feira)
Horário: manhã e tarde
Onde: Câmpus da UFSC (manhã) e Câmpus do IFSC (tarde), em Araranguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário