terça-feira, 31 de maio de 2016

Judô: Maria Portela fecha ranking mundial em 14º lugar e aguarda confirmação de vaga olímpica

Rio 201630/05/2016 | 18h27Atualizada em 30/05/2016 | 21h53

Judoca revelada em projeto social de Santa Maria terá seu nome anunciado nesta quarta-feira

Maria Portela fecha ranking mundial em 14º lugar e aguarda confirmação de vaga olímpica Rafal Burza/Confederação Brasileira de Judô
Maria Portela, de branco, ficou em sétimo em Mundial de GuadalajaraFoto: Rafal Burza / Confederação Brasileira de Judô
A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos — que começam em 5 de agosto —, o Time Brasil começa a tomar forma definitiva. De Santa Maria, apenas Gilvan Ribeiro, na canoagem, confirmou a vaga oficialmente. Outros dois — Maria Portela, no judô, e Eduardo Menezes, no hipismo — ainda aguardam as listas oficiais das suas entidades.
A Federação Internacional de Judô divulgou na tarde desta segunda-feira o ranking mundial, que define os índices olímpicos dos atletas. Maria Portela subiu uma posição desde a última atualização e chegou à 14ª colocação, com 1.280 pontos, mais de 1 mil à frente da compatriota Bárbara Timo, a segunda brasileira no ranking mundial. 
A posição de Maria na classificação já garantiria a judoca na Olimpíada, mesmo que o Brasil não fosse o país-sede — o que garante uma vaga em cada categoria. Conforme as regras da modalidade, as 14 melhores mulheres em cada categoria conquistam a vaga olímpica.
Maria Portela, judoca castilhense revelada no projeto social Mãos Dadas, em Santa Maria, vai para a sua segunda participação em Olimpíadas. Na primeira, em 2012, em Londres, Maria foi eliminada logo em sua primeira luta, contra a colombiana Yuri Alvear, que acabaria com a medalha de bronze na Inglaterra.
Cautelosa, Maria aguarda a confirmação oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), marcada para a quarta-feira, a partir das 10h, em divulgação por meio da fanpage da CBJ no Facebook — a confederação revelará uma categoria a cada 30 minutos. Na quinta-feira, a equipe completa será apresentada em evento no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
— Estou tranquila. O que eu tinha que fazer, eu fiz. Abri uma distância bem grande em relação às outras adversárias — disse Maria.
Gilvan em caminhão de bombeiros
Gilvan Ribeiro, outro representante de Santa Maria no Time Brasil, já está confirmado no Rio 2016. O atleta atingiu a vaga olímpica no último dia 21, em Pan-Americano de Canoagem, em Atlanta, nos Estados Unidos. Antes de embarcar em definitivo ao Rio de Janeiro, Gilvan visitará amigos e familiares no Coração do Rio Grande. 
Ele chega à cidade na tarde desta quarta-feira. Na quinta-feira, Gilvan deve desfilar em um caminhão de bombeiros, com saída da gare, na Avenida Rio Branco. A previsão é que o deslocamento comece às 9h30min.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário