sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pelotas / RS: Justiça manda soltar mãe suspeita de abandonar filho em Pelotas, no RS

12/05/2016 15h02 - Atualizado em 12/05/2016 15h02

Mulher foi presa na noite de terça (10), autuada por abandono de incapaz.

Juiz entendeu como ilegal a prisão em flagrante e mandou soltar a suspeita.

Do G1 RS
Bebê, Pelotas, rs (Foto: Reprodução/RBS TV)Bebê foi deixado pela mãe às margens de arroio
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Foi solta pela Justiça nesta quinta-feira (12) amãe suspeita de abandonar o filho às marges de um arroio em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, na última terça-feira (10). A mulher, de 20 anos, foi presa ainda na terça pelo crime de abandono de incapaz.
A prisão em flagrante da mulher foi considerada ilegal pelo juiz José Antonio Dias da Costa Moraes, já que ela foi presa em sua própria residência em momento posterior ao fato, o que levou o magistrado a concluir "que a prisão não se deu em flagrante delito, razão pela qual deve ser relaxada." Por isso, foi concedido o alvará de soltura da suspeita.
De acordo com o despacho do juiz Moraes, "a autuada ficou presa ilegalmente por ordem da autoridade policial, fato que exige severa apuração". O magistrado entende que, apesar da gravidade da atitude da suspeita, não era o caso da decretação de sua prisão preventiva.
O delegado Osmar dos Anjos, que investiga o caso, informa que a mulher deve prestar novo depoimento à Polícia Civil. "Vamos ouvi-la novamente para que tentar obter a verdadeira motivação para a prática do crime. Outras pessoas serão ouvidas também", disse o delegado ao G1.
A principal testemunha do abandono da criança, o pescador Luis Carlos Fonseca, que encontrou o bebê chorando às margens do arroio, já foi ouvida. À polícia, ele confirmou a versão dada em entrevista à RBS TV.
"No momento, fiquei sem saber o que fazer. Fiquei até com medo de agarrar ele, mas [era] um anjinho descongelando. Agarrei [o bebê], encostei ao meu corpo para aquecer e saí pedindo socorro", disse o pescador.
O bebê foi entregue ao Conselho Tutelar, que vai avaliar junto à família se há alguém apto a acolher a criança.
bebê, pelotas, rs (Foto: Reprodução/RBS TV)Menino foi deixado próximo de Arroio Pelotas (Foto: Reprodução/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário