quarta-feira, 18 de maio de 2016

RS: Greve dos professores chega ao terceiro dia de paralisação no RS

18/05/2016 06h38 - Atualizado em 18/05/2016 07h12

Conforme o movimento OcupaRS, mais de 50 escolas estão ocupadas.

Reunião entre professores e governo do RS não teve acordo na terça.

Do G1 RS
reunião entre o governo do Rio Grande do Sul e professores em grevistas terminou sem acordo no final da manhã de terça-feira (17) levando a paralisação para o terceiro dia, nesta quarta-feira (18). Junto a isso, o movimento OcupaRS estima que 50 escolas já foram ocupadas pelos alunos.
Professores recebem apoio dos alunos na greve (Foto: RBS TV/ Reprodução)Professores recebem apoio dos alunos na greve
(Foto: RBS TV/ Reprodução)
Os professores exigem aumento imediato dos salários e o fim do parcelamento, mas o governo não tem garantias de que vai conseguir pagar.
O governo disse que os repasses para a compra da merenda nas escolas estão em dia. Esta era uma das reclamações apresentadas por professores e alunos nas escolas ocupadas.
Sobre as ocupações, o governo disse que não vai reagir com violência contra os alunos e garantiu que, pelo menos pelos próximos 90 dias, não colocar em pauta a votação do projeto de lei que autoriza  organizações sociais a fazerem a gestão de escolas.
No interior do estado, a cidade de Rio Grande, no Sul do estado, tem uma das maiores mobilizações de estudantes em apoio aos professores. São oito escolas ocupadas no município.
 Nas escolas Juvenal Miller e Bibiano de Almeida os alunos passaram a quinta noite de ocupação. Eles reclamam das condições estruturais dos prédios e, desde o início da greve, apoiam a mobilização dos professores.
As 31 unidades de ensino da cidade estão com as aulas suspensas, ou parcialmente suspensas. Na terça foi realizada uma passeata pelo centro da cidade,
Em Pelotas, também no Sul do estado, três escolas foram ocupadas. Alunos do Instituto Assis Brasil reclamam de rachaduras no prédio. O sindicato dos professores afirma que 75% das escolas estão paralisadas em Rio Grande e Pelotas, mas a coordenadoria regional de educação afirma que são 50%.
Pelo menos quatro escolas foram ocupadas por alunos em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Eles apresentam as mesmas reivindicações dos demais estudantes de escolas ocupadas e afirmam não ter prazo para acabar com as ocupações.
Na cidade de Santa Rosa, no Noroeste, cerca de 250 estudantes participaram de um protesto em frente à coordenadoria regional de educação. As seis maiores escolas da cidade aderiram à paralisação.
Cerca de 20 alunos ocuparam, na terça, uma escola na cidade de São Gabriel, na Região da Campanha. Existe mobilização de estudantes também nas cidades de Cruz Alta e Erechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário