quarta-feira, 4 de maio de 2016

Santa Maria / RS (e BR): Termina na quarta-feira prazo para ficar em dia com a justiça eleitoral

Fique atento02/05/2016 | 20h22

Em Santa Maria, são atendidas, em média, 200 pessoas por dia no cartório

Termina na quarta-feira prazo para ficar em dia com a justiça eleitoral Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
A dois dias do fim do prazo para o eleitor ficar em dia com a Justiça Eleitoral, um endereço em Santa Maria passou a ser obrigatório para muitos eleitores na cidade: a sede do cartório eleitoral, na Avenida Medianeira. Nesta segunda-feira, havia eleitores já de plantão em frente ao prédio desde às 5h, o que evidencia a propensão do brasileiro deixar tudo para a última hora.
O atendimento, que é por ordem de chegada, começa ao meio-dia e segue até as 19h. Mesmo assim, muitos resolveram madrugar para garantir, assim, uma das 130 senhas que são distribuídas diariamente e que se esgotam em menos de uma hora. Além dessas, ainda há mais 65 senhas – que já estão esgotadas por quem garantiu atendimento por meio de agendamento pelo site do TRE gaúcho. Desde a semana passada, os funcionários do cartório estão atendendo cerca de 200 pessoas por dia.
Demandas em questão
Entre as demandas que podem ser atendidas, até amanhã, no cartório estão: a solicitação do primeiro título ou transferência de domicílio; alteração de residência do eleitor dentro do município (como troca para uma seção mais próxima). Outra demanda que pode ser solicitada é a transferência para seção eleitoral especial junto àquele eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida.
A chefe de Cartório da 41ª Zona Eleitoral, Raquel Curto de Souza, faz um pedido: apenas procurem o cartório aquelas pessoas que, de fato, tenham sua situação enquadradas dentro da demanda compreendida pelo período em vigência.O pedido é justificado, já que muitas pessoas estão indo até o cartório para uma outra situação: a coleta de dados biométricos. Em Santa Maria, cidade com 201 mil eleitores, a revisão ainda não é obrigatória.
– A gente pede a compreensão das pessoas, já que em novembro será reaberto o prazo para nova atualização. Venham apenas aqueles que obrigatoriamente tenham de resolver pendências – assevera Raquel.
O prazo final, que se encerra nesta quarta-feira, também deve ser observado para eleitores de quatro cidades da Região Central – Lavras do Sul, Mata, Santana da Boa Vista e Tupanciretã –, que terão de comparecer para o recadastramento biométrico. Por aqui, a previsão é que a revisão biométrica ocorra apenas no ano que vem. Contudo, ainda não há nenhuma sinalização concreta para isso do TRE ou, até mesmo, do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário