sexta-feira, 20 de maio de 2016

Santa Maria / RS: Em 15 anos de canoagem, Gilvan Ribeiro disputa "a prova da vida" por vaga olímpica

Pelo Rio 201619/05/2016 | 19h50Atualizada em 20/05/2016 | 10h46

Atleta de Santa Maria compete em classificatória para a final do K2 200m nesta sexta-feira em Pré-Olímpico de Atlanta

Em 15 anos de canoagem, Gilvan Ribeiro disputa "a prova da vida" por vaga olímpica Gilvan Ribeiro/Arquivo Pessoal
Gilvan Ribeiro (D) e Edson Silva disputam vaga no K2 200m  Foto: Gilvan Ribeiro / Arquivo Pessoal
A prova mais importante da vida. É assim que Gilvan Ribeiro, 27 anos, atleta da seleção brasileira de canoagem, encara o desafio desta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), em classificatória para a final do K2 200 metros noPré-Olímpico de Atlanta, competição que pode garantir uma vaga inédita a Santa Maria nos Jogos do Rio 2016. Ao lado do parceiro de caiaque, Edson Silva, Gilvan busca um lugar na decisão da categoria, que ocorre no domingo, às 10h.
— Não apenas por ser classificatória olímpica. Mas porque representa uma vitória enorme chegar até aqui. Vários foram os obstáculos que enfrentei. Então, para mim, é uma prova de extrema superação física e psicológica — afirma Gilvan.
Para chegar até este momento, o canoísta precisou remar muito. Da infância humilde no bairro Campestre do Menino Deus, em Santa Maria, à concretização de um sonho compartilhado com a mãe, Cristina, o irmão, Givago, e tantas outras crianças da região nordeste da cidade: a criação da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), clube que hospeda e forma novos talentos da canoagem desde dezembro de 2010.
Gilvan defende a seleção brasileira da modalidade há 11 anos. Mas a sua história com barcos e remos começou em 2001, quando conheceu o esporte por meio do projeto social Canoagem na Escola, no Parque Náutico.
— Sabemos tudo o que o Gilvan passou para conquistar esse lugar onde está. Dando certo ou não, o que foi construído nesses 15 anos de carreira já vale muito mais do que uma classificação olímpica. Certamente, se conseguir a vaga, isso vai coroar todos os anos de trabalho — comentou Givago, que acompanha de perto a trajetória do irmão desde sempre.
Somente os atletas que ficarem com o ouro em Atlanta garantem vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto. Se nenhum brasileiro conquistar vaga para o Rio em Atlanta, um canoísta da Seleção será indicado pela comissão técnica para disputar a Olimpíada.
ACOMPANHE AO VIVO
- As provas do Pré-Olímpico de Canoagem estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal Lake Lanier Olympic Park no Youtube
- A prova de Gilvan Ribeiro e Edson Silva no K2 200 metros está marcada para as 14h desta sexta (horário de Brasília)
Foto: Arte, Izaur Monteiro / Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário