sexta-feira, 20 de maio de 2016

Brasileirão / 16: São Paulo encorpado no caminho do Inter no Morumbi

O adversário20/05/2016 | 06h08Atualizada em 20/05/2016 | 06h08

Tricolor paulista enfrenta o time de Argel no seu melhor momento na temporada após avanço na Libertadores

São Paulo encorpado no caminho do Inter no Morumbi CRISTIANE MATTOS/AFP
Calleri, Ganso, Lugano e Michel Bastos: os sinais do São Paulo renovado de Edgardo BauzaFoto: CRISTIANE MATTOS / AFP
Olho, Inter. O São Paulo não é mais aquele. Se o começo da temporada apresentou um time confuso e em reconstrução, o domingo de Brasileirão já deverá mostrar uma equipe bem mais competitiva e perigosa. Neste domingo, às 16h, no Morumbi, o time de Argel Fucks terá um desafio bem mais duro do que a Chapecoense. Classificado às semifinais da Libertadores, ao eliminar o Atlético-MG, o São Paulo poderá poupar alguns titulares por cansaço — ainda que a Libertadores seja retomada somente em agosto.
– O Inter enfrentará um adversário muito forte na bola aérea, defensiva e ofensiva. E, mesmo que o São Paulo poupe alguns jogadores, sabe a importância que o Brasileirão tem, e não vai querer perder pontos em casa – disse Sérgio Xavier, comentarista do canal SporTV.
O único brasileiro ainda vivo na Libertadores abriu a temporada com um técnico desacreditado e com lideranças divididas no vestiário. Lugano de um lado, Michel Bastos de outro. Ainda que bicampeão da América – com LDU e San Lorenzo –, o argentino Edgardo Bauza foi recebido sob desconfiança geral.
Para reconstruir o time, afastou o histórico Diego Lugano do time e colocou Maicon – ex-zagueiro do Cruzeiro e da Cabofriense, e que pertence ao Porto – em seu lugar. Jogadores marcados pela torcida, como Ganso e Michel Bastos, receberam votos de confiança.
– Bauza tratou de arrumar a defesa primeiro e, depois, o restante do time. Um jogo-chave na temporada foi o da Bolívia, contra o Strongest, quando o São Paulo precisava pelo menos empatar para se classificar às oitavas da Libertadores. Empatou, se classificou e ganhou confiança – afirmou Xavier.
Curiosamente, o Morumbi, local da partida contra o Inter, viu o São Paulo somente cinco vezes na temporada. Ocorre que o estádio, inaugurado em 1960, passou por uma grande reforma até meados de março e o São Paulo precisou disputar as partidas como mandante no Pacaembu. Desde que voltou para casa, mantém 100% de aproveitamento.
– Em quatro meses de trabalho, a equipe foi crescendo. Estou contente. Estamos entre os quatro melhores da América, e são pouquíssimos que imaginavam isso – comentou Edgardo Bauza, em coletiva.
Apesar do sucesso recente do São Paulo, Mário Sérgio não acredita que a equipe fará uma grande campanha no Brasileirão. Ex-jogador e ex-treinador de São Paulo e de Inter, o atual comentarista da Fox Sports entende que a equipe do Morumbi é instável.
– Ainda me parece um time muito limitado. Funcionou bem no mata-mata. Mas, para um campeonato longo como o Brasileiro, eles terão problemas. Ganso vive grande momento. Mas, e quando ele não for bem? O São Paulo não tem elenco para jogar o Brasileirão – declarou Mário Sérgio.
Com 15 gols marcados nas cinco partidas que realizou em 2016 no Morumbi, o São Paulo deverá ser o principal teste do ano para a defesa colorada, que não sofre gols há 50 dias – ou sete jogos.
Os principais jogadores de Bauza:
Jonathan Calleri
O atacante emprestado pelo Boca Juniors é o artilheiro da Libertadores, com oito gols, e já está entre os goleadores históricos do São Paulo no torneio. Na temporada, já marcou 12 gols.
Paulo Henrique GansoParece ter renascido com Edgardo Bauza. Voltou a ser um 10 decisivo para o time, com assistências e jogando com maior energia.
Michel BastosOutro que voltou a jogar bem no Morumbi. Marcado pela torcida, caiu nas graças do treinador. Nos 4 a o sobre o Toluca, nas oitavas da Libertadores, fez uma de suas maiores atuações pelo clube.
MaiconIrmão do atacante colorado Maurides, o zagueiro deu nova vida à bola aérea do São Paulo (ele fez o gol da classificação sobre o Atlético-MG, no Independência). Além disso, virou referência de garra em campo. É ele quem mais cobra "sangue" do time em campo.
A provável formação:Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Kelvin, Paulo Henrique Ganso (Lucas Fernandes) e Michel Bastos (Centurión); Calleri (Alan Kardec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário