quinta-feira, 14 de abril de 2016

JOL (Esportes): Argel dá espaço e compartilha poder com auxiliares em treinos e jogos

14/04/2016 07h05 - Atualizado em 14/04/2016 07h05

Técnico permite que assistentes tomem a frente durante os trabalhos no Inter

Por Porto Alegre
Comissão técnica do Inter durante treinamento em Orlando (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)Argel entre os auxiliares Odair Hellmann e Galego (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)
Esqueça o Argel sisudo à beira do gramado. Se o técnico não abre mão da seriedade durante o trabalho, também sabe o momento de dosar com descontração. E se o estilo "sanguíneo", de gritos, passa a imagem de alguém centralizador, o dia a dia no Inter tem revelado um perfil totalmente oposto. Adepto à troca de ideias, o treinador costuma dialogar bastante com seus auxiliares a ponto de dividir o poder nos trabalhos e até mesmo em jogos.
No treino da última terça-feira, Argel abriu espaço para Odair Hellmann e André Döring tomarem a linha de frente. O primeiro orientava e gesticulava mais, enquanto o segundo falava pausadamente. O treinador principal observava, mas também chamava a atenção dos jogadores, como ocorreu nas conversas com Alisson, Andrigo, Anderson, Eduardo Sasha e Vitinho.
A cena não foi inédita. Contra o São Paulo-RS, já com a vitória por 3 a 0 assegurada, Argel chegou a se sentar no banco de reservas, beber uma água, enquanto Galego, seu fiel escudeiro, comandava o time. O estilo, aliás, cai nas graças dos pupilos, como admite Aylon:
– É bom para eles. O Odair trabalha no Inter há algum tempo. O João (Goulart, preparador físico), André, Galego, são pessoas de confiança do Argel, assim como têm junto ao grupo. Os respeitamos. São outros trabalhos e podemos aprender. 
Galego, inclusive, treinou o Colorado interinamente na vitória por 1 a 0 sobre o Joinville, no ano passado, quando Argel esteve suspenso. É o parceiro do técnico e único profissional trazido pelo ex-zagueiro ao ser contratado pelo clube gaúcho. Já Odair e André são ex-jogadores do Inter – volante e goleiro, respectivamente – e membros da comissão fixa.
Além do poder compartilhado, também é possível constatar no dia a dia que há abertura entre o chefe e seus subordinados. Argel costumeiramente chama os atletas para conversas reservadas. Expõe o ponto de vista, gesticula, mas também ouve.
Galego, técnico interino do Inter (Foto: Diego Guichard)Auxiliar de Argel, Galego treinou o Inter contra o Joinville no Brasileirão de 2015 (Foto: Diego Guichard)
O técnico também exibe certa intimidade com os jogadores. Além do sorriso, brinca a todo instante. Às vezes, quando quer chamar a atenção, faz isso com piadas, como uma de suas tiradas habituais: "Você está cansado? Quando morrer, terá bastante tempo para descansar". E trata alguns atletas por apelidos, como Muso (Alisson), Turbo (William), Falcãozinho (Rodrigo Dourado) e Mister (Anderson).
Além do ambiente criado ao seu redor, Argel ainda goza da boa fase do Inter. Após um período turbulento, no qual passou quatro partidas sem vencer – com quatro empates –, agora ostenta o cartel de nove confrontos de invencibilidade – com cinco vitórias e quatro igualdades. São 14 gols a favor e apenas três contra nas últimas quatro vitórias. 

Neste espírito, o técnico buscará melhorar ainda mais seu histórico. A partir das 16h20 deste sábado, o Inter enfrenta o São José-RS pelo jogo de ida das semifinais do Gauchão. O duelo ocorrerá no Beira-Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário