quinta-feira, 14 de abril de 2016

JOL (Porto Alegre / RS): Cabeleireiro inova em cortes e vira febre entre jogadores de futebol no RS

14/04/2016 06h45 - Atualizado em 14/04/2016 06h45

Babu iniciou na profissão há 25 anos cortando cabelos de amigos e vizinhos.

Hoje, o cabeleireiro tem clientes famosos e administra três salões de beleza.

Igor GrossmannDo G1 RS
Há 25 anos, Fabiano Soares Cardoso foi acompanhar a namorada em um curso de cabeleireiro oferecido por uma associação comunitária na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. A mulher, mãe de sua filha que hoje tem 20 anos, desistiu das aulas. Babu, como Fabiano é conhecido, seguiu em frente em busca de um caminho para fugir da criminalidade presente na região carente.
Babu com o meia Anderson, revelado pelo Grêmio e atualmente no elenco do Inter (Foto: Studio Babu/Divulgação)Babu com o meia Anderson, jogador revelado pelo
Grêmio e atualmente no elenco do Internacional
(Foto: Studio Babu/Divulgação)
“Começaram a comentar que eu estava cortando bem, e eu fui me especializar. No começo foi muito difícil. A família não tinha tanta condição para ajudar, mas me deram muita força e um espaço dentro de casa. Ali, montei meu primeiro salão com uma máquina, um pente e uma tesoura”, lembra Babu ao G1.
Aliando dedicação com criação, ele percebeu que a profissão era rentável e que poderia se destacar nela. No início, cortava o cabelo de conhecidos e parentes. Com toques diferenciados, ganhou clientes. Um deles, morador da Cruzeiro e roupeiro do Internacional. Nos treinamentos no Beira-Rio, o penteado do amigo Buiu chamou a atenção de alguns jogadores colorados.
Curiosos, os boleiros foram conhecer o trabalho de Babu. Foi a ascensão do cabeleireiro. Com o aumento da clientela, ele teve que deixar o salão improvisado em casa para abrir seu primeiro ponto comercial. Foi a chave para o sucesso. Duas décadas e meia depois, ele atende jogadores e ex-atletas de Grêmio e Internacional, além de administrar três salões e comandar 25 funcionários.
Babu cabeleireiro Michael Jackson (Foto: Studio Babu/Divulgação)Rosto de  Michael Jackson desenhado na cabeça de cliente (Foto: Studio Babu/Divulgação)
Na lista de clientes famosos, estão Claiton, Nilmar, Daniel Carvalho, Charles Aránguiz, Juan e D'Alessandro, com passagens pelo Inter, e Zé Roberto, Barcos, Pará, Rhodolfo, Galhardo e Fernandinho, que atuaram recentemente pelo Grêmio. Nos atuais elencos da dupla Gre-Nal, jogadores como Anderson, Paulão, Sasha, Vitinho, Edinho, Giuliano, Werley, Walace e até o equatoriano Miller Bolaños cuidam do visual na rede de cabeleireiros de Babu.
O cabeleireiro relata que a convivência com os jogadores fora dos gramados e longe dos holofotes da mídia é a melhor possível. "Quando eles estão numa fase que não é boa, digo que vai passar e que a hora deles vai chegar", resume. "Alguns são meus amigos pessoais. Quando deixam Porto Alegre, sempre voltam nas férias para dar um toque", completa.
Babu cabeleireiro Miller Bolaños (Foto: Studio Babu/Divulgação)Atacante gremista Miller Bolaños é o novo cliente
(Foto: Studio Babu/Divulgação)
Além dos atletas atendidos, os desenhos feitos com navalha, tesoura e máquina fazem a cabeça dos fregueses. Do ídolo brasileiro Neymar ao personagem da TV mexicana Chaves, passando pelo cantor Michael Jackson e pelo ex-jogador de basquete Michael Jordan, os cortes diferenciados são preferência principalmente dos mais jovens.
“Antigamente, quando não tinha internet, a inspiração vinha de filmes que a gente via e reproduzia. Hoje, a molecada chega com o desenho na tela do celular e pede pra gente fazer”, conta Babu. O cabeleireiro diz levar uma hora e meia para desenhar um rosto na cabeça de um cliente.
Apesar do sucesso alcançado, Babu relata que sofreu preconceito pela escolha da profissão no início, “mas que isso está acabando”. Ele diz que, como todo jovem, se imaginava jogando futebol. Mas que hoje, com 41 anos, está realizado com o caminho que escolheu. “Me considero um rei. Pelo o que a vida poderia me oferecer, jamais imaginaria”, reflete.
Babu cabeleireiro Neymar (Foto: Studio Babu/Divulgação)Jovem pediu o desenho de Neymar
na cabeça (Foto: Studio Babu/Divulgação)
Mesmo com a agenda lotada, ele não esquece das origens. Um dia por semana, oferece seus serviços de maneira gratuita na associação comunitária onde tudo começou, na Vila Cruzeiro. A criançada adora, pede desenhos e Fabiano chega a fazer até seis cortes na data reservada, o que ocupa o dia inteiro.
O jovem, que iniciou na carreira quase por acaso, fez cursos, se especializou e se tornou referência em personalização de cabelos. Atualmente, além dos cortes, ele mesmo oferece workshops para quem busca se destacar na profissão.
“Busco acompanhar a tendência e reinventar a moda, com um toque, estilo e detalhe a mais”, descreve. “Profissional de beleza que se sente prejudicado pela crise é porque não atende bem ao cliente. Se atender bem, tu fideliza e não tem crise. Hoje, a imagem prevalece em tudo”, finaliza Babu.
Babu cabeleireiro  (Foto: Studio Babu/Divulgação)Até formatos de animais são desenhados nas cabeças dos clientes (Foto: Studio Babu/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário