quinta-feira, 14 de abril de 2016

JOL (Rio Pardo / RS): Draga é interditada pela Fepam no RS por extração irregular no rio Jacuí

14/04/2016 09h14 - Atualizado em 14/04/2016 09h22

Embarcação operava com mangueira de sucção maior que o permitido.

Empresa reconheceu irregularidade e deve ser multada pela Fundação.

Do G1 RS
Fiscais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Patrulha Ambiental apreenderam uma draga que seria utilizada para extração irregular de areia no rio Jacuí, em Rio Pardo, na região dos Vales.
Areia era extraída irregularmente do Jacuí (Foto: RBS TV/ Reprodução)Areia era extraída irregularmente do Jacuí
(Foto: RBS TV/ Reprodução)
Os fiscais suspeitam que a embarcação operava nas águas do Jacuí há três anos. Ela foi encontrada na manhã de quarta-feira (13) durante uma fiscalização de rotina dentro de uma área licenciada para extração.
No entanto, durante a verificação, os fiscais perceberam que o tamanho do cano de sucção estava irregular, 45 centímetros além do permitido para aquela área, trazendo riscos para o meio ambiente.
A embarcação ficará sem funcionar até que as adequações sejam feitas e uma nova vistoria seja encaminhada. A empresa responsável pelo barco será multada pela Fepam e reconheceu, por meio de nota, as irregularidades, alegando que comprou a draga em fevereiro deste ano, já em funcionamento neste trecho do rio Jacuí.

O caso
Após seis meses de investigação foi exibida uma reportagem pela RBS TV em 13 janeiro de 2013 que denunciou a extração ilegal de areia no Jacuí. Foram registrados flagrantes de empresas que realizavam a retirada fora dos locais permitidos. De acordo com  documentos exibidos na matéria, 100 praias tinham desaparecido no Jacuí por conta da retirada ilegal.
Na época, a mineração chegou a ser proibida por determinação da Justiça Federal.  Foram, adotadas normas mais rigorosas para a liberação da atividade. No entanto, desde então, essa foi a primeira vez que uma draga foi interditada por operar com tubo de sucção com tamanho acima do permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário