quinta-feira, 28 de abril de 2016

RS: RS registra a primeira temperatura negativa do ano em São José dos Ausentes

Haja casacos28/04/2016 | 07h01Atualizada em 28/04/2016 | 09h24

Termômetros marcaram -0,3°C às 7h


Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O Rio Grande do Sul registrou a primeira temperatura negativa do ano nesta quinta-feira. Às 7h, os termômetros registraram -0,3ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. 
Outras cidades gaúchas também registraram temperaturas baixas com sensação térmica abaixo de zero. Em Canela, na Serra, enquanto os termômetros marcavam 2,6°C, a sensação térmica foi de -4°C. Lagoa Vermelha, no Norte, registrou temperatura de 1ºC e sensação térmica de -3°C. Já Caçapava do Sul, na Campanha, e Canguçu, no Sul, registram temperaturas de 3,5°C, com sensação de -3°C. 

Leia mais:
7 dicas para curtir o início do frio no Rio Grande do Sul
Morador de São Joaquim registra primeiros flocos de neve de 2016
Em Porto Alegre, o recorde até as 7h foi de 7,3°C, e sensação de 3,1°C. Mostardas, na Região Sul, foi o único município onde os termômetros estavam acima dos 10°C. Às 7h, fazia 10,3°C, mas com sensação térmica 5°C.

Ao longo do dia, a tendência é de que as temperaturas subam um pouco em todo Estado, ainda que as máximas girem em torno dos 15°C. Será um dia de tempo firme e temperaturas um pouco mais agradável.

À noite, os termômetros podem cair ainda mais em São José dos Ausentes, chegando a -3°C. Apesar do frio intenso, não há chance de nevar. No entanto, pode gear ao amanhecer.
O frio intenso que os gaúchos enfrentam se deve a uma massa de ar polar que atua sobre o Estado e que atingiu seu máximo na madrugada desta quinta-feita. E este quadro deve se manter constante até domingo, explica o Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

— O outono irá se comportar da maneira que as pessoas esperam que se comporte. O frio não será persistente, porque haverá alternância de temperaturas, mas será constante, podendo chegar até o início da primavera – explica Oliveira
Segundo Oliveira, as temperaturas só devem voltar a subir a partir da próxima semana e, ainda na próxima quarta, deve haver uma nova queda, porém mas mais sutil do que o frio desta semana.

Na serra catarinense, o primeiro registro de neve ocorreu na noite de quarta. Por volta das 20h, um morador de São Joaquim registrou o fenômeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário