quarta-feira, 18 de maio de 2016

Brasileirão / 16: Com cautela, mas "para frente": Inter vai ao ataque por pontos perdidos

18/05/2016 07h05 - Atualizado em 18/05/2016 07h05

Atacante Vitinho ressalta manutenção da "filosofia" de jogo após tropeço em casa. Paulão dá caráter "importantíssimo" para três primeiras rodadas do Brasileirão

Por Porto Alegre
Argel Inter (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Argel precisará armar time ousado contra o São Paulo (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
O sentimento de decepção pelo empate em 0 a 0 na estreia do Brasileirão em casa, contra a Chapecoense, ficou evidente entre os colorados. Por parte da torcida, irromperam vaias no Beira-Rio. Pelo lado dos jogadores, o pensamento é de buscar os pontos perdidos fora de casa. A primeira oportunidade será já no próximo domingo, diante do São Paulo, no Morumbi. E há o sentimento de que a filosofia de jogo não precisa ser alterada depois de um resultado abaixo do esperado.
Apesar das dificuldades em furar o bloqueio catarinense, o Inter teve superioridade, conforme os números mostram. Foram quatro chances claras de gol em 10 finalizações. A posse de bola ficou do lado vermelho, com 60%. Mas a equipe abusou dos passes errados: 38.
Para reverter a situação, o grupo entende que mudanças não são necessárias no esqueleto da nominata para enfrentar os paulistas fora de casa. No treino da tarde de terça-feira, o volante Anselmo atuou com jogadores considerados titulares, e Argel sugeriu a possibilidade de escalar o time com três meio-campistas defensivos. Apesar disso, não houve formação de uma equipe com os possíveis 11 atletas que começarão a partida. O atacante Vitinho acredita que o caminho é manter a "filosofia".
(O Inter) Deve jogar para frente. Não temos que mudar nossa filosofia de jogo e sim ter mais cautela para não errar bastante.
Vitinho, atacante
– Quem o professor colocar, vai entrar para dar conta do recado. Pelo resultado não ter vindo, fica essa pergunta no ar: "Como o Inter deve jogar?". Deve jogar para frente. Não temos que mudar nossa filosofia de jogo e sim ter mais cautela para não errar bastante – defendeu.
Dentro do discurso de qualquer time que tropeça em casa em competições de pontos corridos, o Inter sabe bem que precisará recuperar os dois pontos deixados no Beira-Rio longe de Porto Alegre. O zagueiro Paulão inclusive afirmou que os primeiros três jogos têm caráter “importantíssimo” no contexto das ambições da equipe ao longo das 38 rodadas.
– A gente já sabe desde o início do campeonato a dificuldade que é perder pontos dentro de casa. Os três primeiros jogos, nove primeiros pontos, são importantíssimos. Pode fazer falta. Em jogo dentro de casa, quando o resultado não é positivo, tem a cobrança. Todo mundo especula e fala alguma coisa – comentou.
Se considerados os últimos cinco Brasileirões, o Inter não conseguiu 100% de aproveitamento nas três partidas iniciais. Em 2011, 2013 e 2015, somou apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota). Mas caso repita 2012 e 2014, pode embalar na competição. Nesses anos, contabilizou sete pontos (duas vitórias e um empate) (veja na tabela acima).
Inter, tabela, jogos, rodadas, Brasileirão (Foto: reprodução)

Depois do duelo com o São Paulo, o Colorado voltar a atuar em casa, contra o Sport, no dia 26 (quinta-feira). Ainda em processo de qualificação do grupo, a diretoria entende que a chegada de reforços e a volta de lesionados podem ajudar a incrementar o rendimento do time de Argel.
Anderson, Rodrigo Dourado, Valdívia e Brenner, que sequer estreou, seguem entregues ao departamento médico. Do exterior, o meia venezuelano Seijas se apresenta na próxima terça-feira, e um documento separa o centroavante Ariel de Porto Alegre.
O Inter volta a treinar na tarde desta quarta-feira. No próximo domingo, enfrenta o São Paulo, no Morumbi, pela segunda rodada do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário