quarta-feira, 18 de maio de 2016

Brasileirão / 16: Grêmio vive maior seca com Roger, e ataque perde posto de melhor do país

17/05/2016 22h00 - Atualizado em 18/05/2016 07h05

Tricolor completa três jogos sem marcar e é ultrapassado pelo Fortaleza em número de gols no ano; equipe pode chegar a um mês em branco caso não marque contra Fla

Por Porto Alegre
As constantes falhas nas bolas alçadas em sua área e a condição de pior defesa entre os times da Série A fizeram Roger Machado dar atenção redobrada ao seu sistema defensivo no Grêmio. Os trabalhos, de fato, tiveram reflexo no 0 a 0 alcançado na estreia no Brasileirão, contra o atual campeão, Corinthians. O resultado, porém, levantou um problema na outra ponta da equipe: a seca de gols. Sem mexer no placar em São Paulo, o Tricolor alcançou seu maior jejum com o atual comandante, a ponto de perder o posto de melhor ataque do Brasil.
Sem marcar há três jogos, o Grêmio abriu espaço para o Fortaleza, atualmente na Série C, assumir a ponta com certa folga, em levantamento que considera apenas os 20 times das três divisões. Os cearenses têm 54 gols anotados em 29 jogos, com média de 1,8 gol por partida. O Tricolor surge na vice-liderança,com 49 tentos em 27 jogos e média de 1,6 por duelo.
Luan, atacante, Grêmio, treino (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)Tricolor vive seca de gols na temporada (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)

Não bastasse o jejum, o time pode alcançar um mês sem balançar as redes, caso não marque diante do Flamengo, no próximo domingo, na Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão. Os atacantes gremistas não celebram um tento desde a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, no jogo da volta da semifinal do Gauchão, que selou a queda do Grêmio no estadual, em 24 de abril. Na ocasião, Miller Bolaños anotou o último gol do Tricolor aos 12 do segundo tempo. 
São, ao todo 303 minutos de seca – a contagem não considera o período de acréscimos das partidas. Além do 0 a 0 com o Corinthians, o Grêmio passou em branco nos dois duelos válidos pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Rosario Central: derrotas por 1 a 0 na Arena, e por 3 a 0, no Gigante de Arroyito.
Prestes a completar um ano no cargo, Roger Machado havia visto sua equipe ficar sem marcar em no máximo dois jogos seguidos e por apenas duas vezes, num total de 70 compromissos. Em 2015, a equipe passou em branco nos duelos com Criciúma, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e Flamengo, pela 14ª rodada do Brasileirão, em duas derrotas por 1 a 0. Na temporada atual, somou dois tropeços, mas por 2 a 0, contra Toluca, na estreia na Libertadores, e São José, no Gauchão.
GIULIANO FALHAMeia recebe cruzamento de Bolaños e erra o chute
WALTER DEFENDEBolaños encontra Bobô, que chuta para defesa do goleiro
BOBÔ PERDEBolaños passa por elevação, e o atacante manda para fora

No último domingo, o ataque passou em branco, mas não por falta de tentativas. O Tricolor teve sete conclusões contra a meta de Walter. Do montante, três foram em chances claras, de acordo com levantamento do GloboEsporte.com (reveja nos vídeos acima)
Na primeira delas, Giuliano desperdiçou cruzamento de Bolaños já na pequena área. Depois, o equatoriano deixou Bobô na cara do gol, mas o centroavante desperdiçou ao chutar sobre o goleiro. Por fim, o mesmo Bobô mandou de voleio e viu a bola triscar a trave e sair. Ao elogiar o desempenho diante do Timão, Roger disse que sua equipe merecia melhor sorte no duelo com o atual campeão brasileiro.
– Nós criamos as oportunidades mais claras da partida. Poderíamos ter tido melhor sorte, mas, para o nível do jogo, da competição, depois de vir de dois tropeços, insucessos, que minam a confiança, o resultado foi muito bom – analisa o treinador.
Como foco para aprimorar a pontaria, o Grêmio se reapresenta na manhã desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. No domingo, encara o Flamengo, às 16h, na Arena, para findar o jejum na 2ª rodada do Brasileirão.
Grêmio, técnico, Roger Machado, treino (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)Roger deu atenção ao ataque na terça-feira (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário