quarta-feira, 4 de maio de 2016

Libertadores de América / 16: Estádio do Rosário não vê vitória há mais de um mês e tem "cão guardião"

04/05/2016 07h05 - Atualizado em 04/05/2016 07h33

Gigante de Arroyito já sediou Copa do Mundo e viu Brasil de Dunga superar Argentina de Maradona por 3 a 1, placar que serve para ao Grêmio de Roger nesta quinta

Por Direto de Rosário, Argentina

O palco da decisão do Grêmio contra o Rosario Central, nesta quinta-feira, a partir das 19h15, promete ser um ambiente hostil ao clube brasileiro. Mas a verdade é que, diante do seu torcedor no Gigante do Arroyito, a equipe de Eduardo Coudet não vence há mais de um mês. Na Libertadores, o jejum aumenta e pode chegar a dois meses se o Tricolor atingir seu objetivo na Argentina. Se os "Canallas" não conseguem marcar seu território em 2016, há um símbolo do estádio de Copa do Mundo que não o deixa de fazer: Negro, um dos cachorros que guarda o cimento cinza do palco da "final" para os gaúchos. 

A Libertadores é marcada por ter seus mascotes caninos. O último foi o "perro" que invadiu o jogo entre Deportivo Táchira e Pumas-MEX, na Venezuela, e ganhou os holofotes. Negro tem outro perfil. Vive mais o dia a dia do clube que certamente ama. Quando o GloboEsporte.com e a RBS TV estiveram no local, o cachorro seguiu todos os passos da visita (confira no vídeo acima)
LEIA MAIS> FOTOS: conheça o Estádio Gigante do Arroyito
> Grêmio desembarca em Rosário para decisão
> Fred pede atenção com bola parada rival do rival> Roger testa time com Marcelo Hermes na lateral

No campo, Negro aproveitou a demora mais longa para rolar no gramado bem cortado e em boas condições do Arroyito. Nas arquibancadas mais altas, tentou perseguir uma mosca. Foi o cão o único a seguir a reportagem por todo o trajeto – outros cachorros permaneceram na entrada do estádio. Parecia uma espécie de guia turístico.
Negro cachorro Gigante de arroyito Rosario Central Libertadores Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)Negro é o guardião do Estádio do Rosario Central (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


Diferente de Negro, o Grêmio não irá conhecer tão bem o Gigante de Arroyito. O reconhecimento do campo está marcado para a manhã desta quarta-feira, no último treino gremista antes do confronto decisivo. Estará vazio - exceção talvez feita a Negro -, mas os jogadores sabem o que virá pela frente na quinta. 
– É um jogo que todo mundo gosta de jogar, estádio cheio, Libertadores. Tivemos estádio cheio contra o San Lorenzo, fica mais bonito. A gente sabe que a torcida é contra, mas não entra dentro do campo. Temos que fazer o trabalho para voltar com a classificação – diz o zagueiro Fred. 
No Gigante de Arroyito 
02/05 - R. Central 0 x 1 Gimnasia 
10/04 - R. Central 2 x 3 Vélez 
06/04 - R. Central 3 x 3 Palmeiras 
21/03 - R. Central 1 x 0 Sarmiento 
9/03 - R. Central 4 x 1 River-URU
Decepção e otimismo se misturam

O Rosario Central se notabilizou por uma arrancada muito boa no Campeonato Argentino. Liderou com folga nas primeiras rodadas. Por isso, hoje, há uma decepção grande na cidade pela forma como o time foi alijado da briga pelo título. A queda de rendimento se explica com números. Desde a oitava rodada até a 13ª, quando perdeu para o Gimnasia Y La Plata dentro do Gigante de Arroyito, na última segunda-feira, foi a equipe que menos pontos somou – soma dois empates e três derrotas, sendo duas delas em casa. 

No ano, o time argentino coleciona empates. É verdade que não perdeu na fase de grupos da Libertadores. Mas esteve longe de amedrontar os rivais. Ganhou apenas do River Plate uruguaio e empatou com Nacional e Palmeiras. Fora de casa, por exemplo, fez das duas equipes suas vítimas. 
Estádio Rosario Central (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)Cachorrou guiou visita da reportagem ao estádio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
– A torcida está otimista, sobretudo pela primeira partida, que foi uma exceção, a equipe não vinha jogando daquela maneira nas últimas partidas. (O Rosario) sempre foi muito forte dentro de casa, tem um público que vai lotar o estádio. São 41 mil pessoas e habitualmente está cheio. Havia muita ilusão por jogar nas duas frentes e há muita decepção por ficar fora da briga pelo campeonato argentino, mas com esperança pela Libertadores – analisa Federico Ludme, jornalista da Rádio La Plata, de Rosário, lembrando o início bom de ano e depois a queda durante a temporada. 
Vitória da Seleção sobre Maradona

A casa do Rosario Central é um dos estádios mais antigos da Argentina. Inaugurado na década de 20, quando o clube passou a jogar no local, foi reformado pela última vez para aumentar a capacidade e ser sede da Copa do Mundo de 1978. Esse Mundial acabou justamente conquistado pela Argentina, inclusive com clássico contra o Brasil disputado no local - empate em 0 a 0, na penúltima rodada do grupo 2, antes do famigerado 6 a 0 sobre o Peru que, por consequência, alijou os canarinhos do Mundial. 
Brasil 3 x 1 Argentina - Eliminatórias da Copa 05/09/2009  (Foto: Reuters)Seleção venceu a Argentina no estádio em 2009 
(Foto: Reuters)
E não foi o último, claro. Em 2009, durante as Eliminatórias, Maradona pediu para a Associação de Futebol Argentino (AFA) regularizar o Gigante de Arroyito para sediar partidas da seleção, por conta de um problema no campo do Monumental, em Buenos Aires. Queria "empurrar o Brasil em uma das metas" em um estádio mais acanhado, com público perto do campo. Mas a equipe de Dunga venceu por 3 a 1, gols de Luisão e Luís Fabiano, duas vezes. Dátolo, do Atlético-MG, descontou. 

O resultado por 3 a 1, por sinal, deixaria o Grêmio bastante feliz no gramado do Arroyito, localizado à beira do Rio Paraná. Qualquer vitória deixa o Grêmio vivo na Libertadores – o 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. E tem bons motivos para também ser otimista: a considerar as estatísticas da temporada, dentro de casa o Central é tão dócil quanto Negro.
Gigante de Arroyito Rosario Central Grêmio Libertadores (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)Gigante de Arroyito deve lotar nesta quinta-feira em "final" para o Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário