quarta-feira, 18 de maio de 2016

Passo Fundo / RS: Projeto leva aulas a hospital do RS para crianças internadas com câncer

17/05/2016 15h15 - Atualizado em 17/05/2016 16h16

Trabalho é feito no São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

Cada paciente recebe conteúdo personalizado enviado pelas escolas.

Do G1 RS
Crianças que tratam câncer em hospital de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, não perdem mais aulas por causa da internação. Um projeto leva o conteúdo das escolas onde eles estão matriculados até a instituição de saúde, e pedagogas repassam a cada paciente. Para os especialistas, as atividades educacionais auxiliam no tratamento.
Atividades ajudam no tratamento, dizem especialistas (Foto: Reprodução/RBS TV)Atividades ajudam no tratamento, dizem
especialistas (Foto: Reprodução/RBS TV)
Há quase um ano, Leandro Schumann, de 12 anos, trata um câncer. Mesmo internado no hospital, ele aprende o mesmo conteúdo ensinado aos colegas do sexto ano na escola em Catuípe, onde mora e estuda. A cidade fica distante quase 200 km de Passo Fundo.
"Elas ensinam bastante coisa, e fazem brincadeira com a gente", diz Leandro.
Cada paciente recebe conteúdo personalizado, de acordo com o ano em que está matriculado. As escolas enviam o material das aulas, e as pedagogas organizam os conteúdos no hospital, e até chamam professoras voluntárias, quando necessário.
"Isso os aliviou muito e contribuiu, com certeza, com esse ânimo. Creio que também para sua proposta de cura, né, por que não?", salienta a pedagoga Marinês Lara Schaeffer.
"É um ambiente que tira um pouco aquela carga hospitalar para a criança. Isso lembra um pouco a vida que está lá fora", acrescenta o oncologista pediátrico Pablo Santiago.
Ana Laura sente falta das aulas no fim de semana (Foto: Reprodução/RBS TV)Ana Laura sente falta das aulas no fim de semana
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Ana Laura, que está no hospital há pouco mais de 20 dias, sente falta das aulas quando chega o fim de semana. "Ela não quer mais ficar no quarto, fechada. Ali ela se distrai, fica menos nervosa", relata a mãe, Rosângela Alves.
Nem mesmo a dificuldade em sair do quarto é problema para os pacientes. Quando não há condições de saírem de seus quartos, as professoras levam as aulas até eles.
No ano passado, Luiz Henrique Marini, de 18 anos, precisou abandonar os estudos para tratar a leucemia. Assim que ficou sabendo do projeto, começou a recuperar o conteúdo atrasado. "Veio a doença de repente, tive que parar do nada, vim para o hospital e fiquei cinco meses parado. Não sabia que tinha essa oportunidade, e agora estou querendo voltar atrás", diz ele.
Como consegue manter as aulas, Luiz Henrique já pensa em fazer um curso técnico depois que o tratamento terminar. A ideia foi da professora e tem sido mais um motivo para ele buscar a recuperação.
O projeto do Hospital São Vicente de Paulo é realizado em parceria com a prefeitura do município, com a Universidade de Passo Fundo, e com o Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário