sexta-feira, 13 de maio de 2016

Porto Alegre / RS: Protesto termina em confusão na área central de Porto Alegre

12/05/2016 19h27 - Atualizado em 12/05/2016 22h00

Brigada Militar arremessou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral.

Em nota, BM diz que ato 'obstruía o direito de ir e vir dos demais cidadãos'.

Fábio AlmeidaDa RBS TV
Um protesto terminou em confusão no começo da noite desta quinta-feira (12) na área central de Porto Alegre. Durante uma caminhada, a Brigada Militar arremessou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral contra manifestantes contrários à posse de Michel Temer como presidente interino da República após o afastamento de Dilma Rousseff, devido ao processo de impeachment.
Após manifestação na frente da sede do PMDB, grupo participou de caminhada (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Grupo protestou em frente a sede do PMDB
(Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
As bombas foram lançadas em pelo menos três pontos da caminhada: na Avenida Loureiro da Silva com a Rua José do Patrocínio, e na Rua José do Patrocínio com a Rua da República, e na Rua Lima e Silva. Uma gravação mostra a correria dos manifestantes após o lançamento das bombas. Em outro vídeo, é possível ver o Batalhão de Choque se organizando para lançar os artefatos na esquina da Rua da República com José do Patrocínio.
Na Avenida Loureiro da Silva com a Rua José do Patrocínio, houve confusão porque passavam muitos carros na Avenida Loureiro da Silva e os manifestantes tentaram se desviar da nuvem de fumaça
O protesto teve início na Avenida João Pessoa, em frente à sede do PMDB no Rio Grande do Sul. O grupo chegou a bloquear duas faixas da avenida, que foram liberadas em seguida. A fachada do partido foi pichada com os dizeres "golpe" e "fora Temer."
O grupo seguiu em caminhada em direção à  Avenida Venâncio Aires, e depois voltou ao Centro da cidade pela Rua Lima e Silva. Por volta das 18h45, a caminhada já tinha avançado para a Avenida Loureiro da Silva, onde ocorreram o arremesso das bombas.

No começo da manifestação, a Brigada Militar estimou a participação de cerca de 40 pessoas. Já a organização do movimento acredita que 3 mil participaram.
Questionada sobre a intervenção no protesto, a Brigada Militar repassou uma nota ao G1
"A Brigada Militar atuou de forma firme para desobstruir as vias, num horário em que os trabalhadores estão voltando para casa depois de um dia de trabalho. As manifestações serão toleradas desde que não venham a obstruir o direito de ir e vir dos demais cidadãos."
Em dois locais diferentes, BM arremessou bombas de gás lacrimogêneo (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Em dois locais diferentes, BM arremessou bombas de gás lacrimogêneo (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário