domingo, 15 de maio de 2016

Santa Maria / RS: Não se vacinou contra a gripe? Saiba o que cuidados tomar para evitar o vírus

Saúde14/05/2016 | 10h32Atualizada em 14/05/2016 | 11h50

Além da imunização, há várias outras formas de evitar o contágio pelo vírus da gripe

Não se vacinou contra a gripe? Saiba o que cuidados tomar para evitar o vírus Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
A vacina contra o vírus influenza é, indiscutivelmente, a melhor forma de garantir a prevenção ao vírus, para todas as pessoas. Porém, não é possível que 100% da população receba as doses, que são escassas tanto na rede pública quanto em clínicas privadas. Diante disso, não é preciso ter pânico. O que está ao alcance de todos são dicas básicas de higiene e de uma vida saudável que reduzem bastante as chances de contágio.

Cerca de 70 mil já receberam a vacina da gripe em Santa Maria
De acordo com o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro, já que não é possível que todos sejam vacinados, há recomendações que, se seguidas por todos, evitam que o vírus se espalhe: – Se a pessoa tem sintomas que se assemelham a gripe ou resfriado, deve consultar um médico para tirar a dúvida. Além disso, hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que sair de um lugar público ou tiver contato com secreções nasais, por exemplo, ajudam bastante.

Número de mortes por gripe A chega a 49 no Rio Grande do Sul
Evitar ambientes fechados e seguir a etiqueta básica de cuidados com infecções respiratórias são outras recomendações dadas pelo médico. Manter hábitos de vida saudável também contribui para que a pessoa não se exponha a vírus variados. Isso inclui se alimentar e dormir bem, permanecer ativo fisicamente, entre outros – confira, no quadro,outras dicas importantes.
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Dicas de prevenção
Armas que funcionam contra a gripe:
Lavar as mãos regularmente – Se você encostar em uma maçanetaonde alguém gripado espirrou e levar a mão à boca ou nariz, pode ser infectado.Assim, lavar as mãos regularmente elimina essa fonte de contamina-ção, pois elimina os vírus que estejam nas mãos.
Usar álcool gel 70% nas mãos – A lógica é a mesma de lavar as mãos,com a vantagem de que você pode carregar um tubinho na bolsa e usar a qualquer hora e lugar. É indicado usá-lo após andar de ônibus e tocar em locais onde muitas pessoas tocam, como maçanetas, corrimãos, mesas e balcões de restaurantes, etc.
Tapar a boca ao tossir ou espirrar – Ao tossir ou espirrar, as gotículas de saliva que expelimos espalham o vírus pelo ambiente, podendo contaminar outras pessoas pelo ar ou pelo contato com objetos. O ideal é cobrir a boca com um lenço descartável. Não é indicado cobrir direto com a mão, a não ser que você a lave em seguida. Se não tiver um lenço,cubra o rosto com o braço. Esta e as dicas acima fazem parte da chamada etiqueta respiratória.
Evitar ambientes fechados ou assegurar a ventilação – O ar-condicionado ligado faz alguma troca no ar, mas muito menor do que uma janela aberta.
Proteja-se do contágio – Se estiver convivendo com uma pessoa com sintomas de gripe, não faça contatos muito próximos, mantendo pelo menos um metro de distância, nem compartilhe objetos pessoais.
Proteja os outros – Se você é que está com gripe, não vá a lugares fechados, como bares e boates, e siga os conselhos de higiene acima.

Leia outras notícias do caderno Bem Viver!
Como reforçar a imunidade
Conforme o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro, a imunidade das pessoas é afetada por doenças específicas. Porém, há uma parte da imunidade que não é quantificável, influenciada por hábitos gerais. Veja, abaixo, o que significa levar uma vida saudável:
– Dormir o suficiente e bem
–  Não passar frio desnecessariamente nem ficar muito tempo com a roupa molhada ou se expor a grandes variações de temperatura
– Alimentar-se bem
– Evitar álcool, drogas e cigarro
– Manter-se fisicamente ativo
–  Controlar o estresse

Nenhum comentário:

Postar um comentário